Os empreendedores de bares e restaurantes têm experimentado uma nova realidade em relação ao comportamento do consumidor. As bebidas sem álcool têm sido cada vez mais consumidas no Brasil.
Prova disso, as vendas de cervejas sem álcool ultrapassaram o volume de 480 milhões de litros, o que representa um crescimento de 24% em relação a 2022, de acordo com a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), que usa dados do Euromonitor Internacional.
Quem percebe a mudança é Tolentino Neto, proprietário do restaurante Marido na Cozinha, em Cuiabá/MT. “Primeiramente por causa da lei hoje que é zero álcool para quem está dirigindo. Quando vem um casal sempre tem o motorista da rodada. Então, geralmente o motorista da rodada pede uma bebida sem álcool”, diz.
Quem concorda com este novo momento para os clientes de bares e restaurantes é Alan Marcondes, sócio-administrador da Bacco Destilados no Mato Grosso. “O mercado de bebidas alcoólicas como um todo já tem migrado para as versões sem álcool, vide a crescente demanda do consumidor, e com os destilados não é diferente”, analisa.
Para ele, a aceitação do público às bebidas sem álcool tem sido muito boa, inclusive, mais rápida do que ele esperava. “Existe uma demanda reprimida, quem nem sequer conhecemos o tamanho”, diz Alan.
Alan revela também que o setor de alimentação fora do lar já tem se adaptado à esta demanda. “Muitos estabelecimentos já possuem uma carta com versões de bebidas não alcoólicas. Os drinks sem álcool geralmente são feitos com xaropes e sucos. Com os destilados sem álcool, trazemos uma nova gama de sabores e opções para atender essa demanda e surpreender os clientes”, finaliza.
Isso tem levado estabelecimentos a inovarem em suas cartas de bebidas, com opções diversificadas que atendem tanto a essa demanda de saúde quanto à obrigatoriedade da lei seca.
Além disso, essa tendência representa uma oportunidade de expansão para o setor, que vê nas bebidas sem álcool não apenas uma alternativa, mas também uma nova forma de fidelizar e atrair um público mais consciente e preocupado com o bem-estar.
* Texto produzido pela Agência de Notícias da Abrasel