Mesmo em um cenário desafiador, o setor de bares e restaurantes segue atraindo personalidades famosas.
A última pesquisa da Abrasel, realizada entre 24 de março e 1º de abril, mostrou que 30% das empresas do setor de bares e restaurantes operaram com prejuízo em fevereiro, aumento de 5% em relação a janeiro. Outros 30% tiveram lucro, 39% mantiveram estabilidade, e 1% ainda não existia na época da pesquisa.
Apesar das dificuldades, há sinais positivos: 71% dos empresários esperavam aumentar o faturamento durante o feriado prolongado de abril. Para a maioria (40%), o incremento estimado era entre 5% e 20%.
Nesse contexto, a entrada de celebridades no setor tem se consolidado como tendência. Mais que marketing, a presença de sócios famosos fortalece a identidade dos estabelecimentos, atrai públicos diversos e cria vínculos emocionais com os clientes.
Entre os nomes de destaque estão Marcos Mion, com o sofisticado Yabany Sushi Lounge; Zeca Pagodinho, cujo bar tem clima de botequim carioca e virou ponto turístico; Bruno Gagliasso, sócio do saudável Le Manjue e do despojado Burger Joint; Fernanda Lima, uma das fundadoras do premiado Maní; e Felipe Massa, no Beefbar, voltado à alta gastronomia em carnes.
Mais recentemente, o ator Daniel de Oliveira inaugurou o Território do Galo, em 2023, em frente à Arena MRV, em Belo Horizonte. O bar temático rapidamente se tornou reduto da torcida do Atlético Mineiro e também dos fãs do artista. Com ambientação 100% alvinegra, virou ponto de encontro da Massa.
Daniel trata o bar como extensão de sua casa. “Eu chego, tomo minha cervejinha, fico à vontade, circulo em todos os ambientes. É realmente como se fosse minha casa.” A conexão é literal: o ator comprou um apartamento com vista para o estádio em um prédio construído no terreno da antiga casa de seu avô.
Além de torcedores, o bar atrai curiosos que o seguem nas redes sociais. “Às vezes o cara é de outro time, ou nem curte futebol, mas fala: ‘Vim pra te ver’”, conta. Daniel faz questão de participar da atmosfera do bar e já chegou a cantar com músicos no palco. “A gente já tem essa sintonia com os artistas que se apresentam aqui.”
No aniversário de 117 anos do Atlético, o ator usou suas redes sociais para convocar os torcedores a celebrarem a data no bar. Em um vídeo publicado no Instagram do Território do Galo, reforçou o elo entre ele, o clube e os frequentadores.
Apesar do sucesso, ele reconhece os desafios. “Hoje admiro ainda mais quem tem restaurante ou bar. É puxado, tem muitos detalhes. É um negócio vivo.” Mas também é gratificante: “Outro dia um cara falou que tinha um bar em Betim. Eu só respondi: ‘Não precisa falar mais nada’. A gente se entende.”
Nos dias de jogo, o clima muda. “É tudo diferente. Também fazemos aniversários e shows, sempre tentando criar uma experiência completa para quem vem.” A paixão pelo Galo e pela cidade onde cresceu torna o Território do Galo mais do que um bar: é um símbolo de identidade e pertencimento.
*Texto produzido pela Agência de Notícias da Abrasel