Ana Paula Cardoso*
A presença feminina no segmento de bares e restaurantes sempre foi muito forte. Cada vez mais as mulheres estão se destacando e assumindo o protagonismo na cena gastronômica brasileira, tornando-se referências como chefes de cozinha e como empreendedoras visionárias.
No Dia Internacional da Mulher, é fundamental reconhecer e celebrar o papel da mulher empreendedora, que enfrenta seus desafios com grande competência e resiliência. É inegável a contribuição das mulheres para o crescimento econômico e social.
Contudo, não podemos romantizar a complexidade que a gestão de empresas do segmento de bares e restaurantes possui ao exigir grandes habilidades dessas chefes e empreendedoras.
Os desafios vão desde a gestão de custos e estoques, passando pela gestão do atendimento, até a gestão de pessoas, finanças, contabilidade, tributos e demais necessidades trazidas pela gestão de um negócio.
Toda a gestão empresarial de bares e restaurantes, onde existe uma acirrada concorrência, requer dos seus gestores constante inovação, não só para atender as expectativas de um exigente mercado consumidor, como também de ir em busca de capacitação empresarial.
As mulheres sempre desempenharam em nossa sociedade múltiplos papéis e esta característica vem, com o passar do tempo, ficando mais evidente. Isto é refletido no crescimento do empreendedorismo feminino em empresas com atividade de bares e restaurantes.
A Macrocont Contabilidade, como parceira da Abrasel, entende a importância de apoiar os mais diversos perfis empreendedores neste cenário.
Mulheres empreendedoras são agentes de mudança. Acreditamos que o sucesso das mulheres no empreendedorismo não beneficia apenas elas individualmente, mas contribui significativamente para a economia, impulsiona o progresso da sociedade como um todo.
* Ana Paula Cardoso é contadora, empresária e Co-CEO da Macrocont Contabilidade.