Ana Paula Cardoso*
O setor de bares e restaurantes é conhecido por sua vibrante dinâmica e constante demanda por inovação, tanto em serviços quanto na gestão de pessoas.
Por isso, garantir a conformidade com as leis trabalhistas e ao mesmo tempo manter uma equipe motivada e produtiva representa um desafio contínuo para os gestores.
Os desafios são muitos, temos impactos relevantes tanto na gestão de pessoas, quanto na gestão de tributos e na gestão do caixa das empresas. Exigindo dos gestores habilidades multidisciplinares.
O trabalho noturno, as gorjetas, as horas extras e a necessidade de escalas flexíveis são questões que desafiam os donos de bares e restaurantes quanto a sua criatividade na gestão e seu conhecimento legislativo.
Além disso, compreender as convenções coletivas de trabalho também é uma grande necessidade, uma vez que, este instrumento estabelece regras específicas para o setor.
É fundamental se manter atualizado sobre essas regulamentações do setor, justamente, para enxergar todas as possibilidades que podem facilitar o dia a dia dos empreendedores.
As questões legais se chocam com os anseios da atual geração Z, que em sua maioria é formada por pessoas que desejam e buscam mais flexibilidade de horário e melhor conciliação da vida profissional com a vida pessoal.
Em outras palavras, para atrair pessoas no competitivo mercado de bares e restaurantes, é necessário adotar práticas modernas e arrojadas de gestão. Isso inclui:
Investir na capacitação e desenvolvimento das pessoas;
Promover um ambiente de trabalho mentalmente saudável e onde seja possível evoluir.
Mas, se nem tudo são flores, também, não são espinhos...
Os empreendedores deste novo mundo podem contar com grandes benefícios trazidos pela tecnologia, que vem desempenhando um papel de protagonista na gestão de pessoas.
Por exemplo, existem excelentes ferramentas para melhoria dos processos da gestão de pessoas, ferramentas estas que ajudam tanto na melhora da comunicação e engajamento até na gestão de ponto e folha de pagamento.
Dessa forma, a gestão de pessoas para bares e restaurantes envolve desafios legais e organizacionais bem peculiares.
Conhecer e cumprir a legislação trabalhista é essencial, mas, é também imprescindível que os estabelecimentos adotem práticas modernas para garantir o sucesso e a sustentabilidade do negócio.
Com isto, é possível construir equipes sólidas e motivadas que geram crescimento e prosperidade para si próprios e também para os estabelecimentos onde estão.
*Contadora, empresária e Diretora da Macrocont Contabilidade.