Doutor em Direito pela UFMG e Analista Político

Ainda sobre a geração Z (nascidos de 1995 a 2010), a mais difícil de liderar

Publicado em 31/05/2024 às 06:00.

Em mais uma coluna sobre a Geração Z, relevante analisar recente pesquisa da Resume Genius, plataforma de criação de currículos e divulgada em artigo pela Forbes.

45% dos mais de 600 gerentes de contratação entrevistados apontam a Geração Z como a mais desafiadora para se trabalhar, seguido da Geração Y ou Millennials, que são os nascidos entre 1981 e 1996, com 26%, da Geração X, nascidos entre 1965 e 1980, com 13%, e os Boomers, nascidos entre 1945 e 1964, com 9%.

Segundo Geoffrey Scott, gerente sênior de contratação da Resume Genius, “A Geração Z pode ter uma má reputação, mas tem o poder de transformar os ambientes de trabalho para melhor”, afirma. “Eles já causaram impacto, mas não vieram para quebrar tudo. Eles trazem uma combinação única de talento e ideias ousadas que podem renovar a força de trabalho.”

Importantes reflexões para os integrantes da Geração Z são dispostas pelo relatório, ao oferecer seis estratégias práticas para enfrentar as percepções negativas, descobrir oportunidades e ter sucesso em um escritório multigeracional.

“1. Desenvolva seus músculos digitais: A McKinsey chama os profissionais da Geração Z de “verdadeiros nativos digitais”, com uma familiaridade natural com a internet, o que permite que aprendam e dominem rapidamente novas ferramentas. Importante explicitar estes pontos nos currículos e em entrevistas.

2. Construa e fortaleça sua marca pessoal: Cerca de 70% da Geração Z acredita na importância de construir uma marca pessoal e 61% está interessado em desenvolvê-la, segundo estudo da plataforma Morning Consult Pro. Importante para tanto sair do projeto para a prática.

3. Adapte seu estilo de comunicação: Candidatos da Geração Z que adaptam sua abordagem de comunicação têm maiores chances de se conectar com entrevistadores de diferentes gerações. Embora um Baby Boomer possa preferir se encontrar pessoalmente, uma pessoa da Geração X pode preferir o email. Um millennial pode gostar de uma mistura de comunicação pessoal e digital, enquanto um colega da geração Z pode preferir mensagens instantâneas.

4. Demonstre iniciativa e uma mentalidade de crescimento: Os empregadores valorizam profissionais proativos e que têm mentalidade de crescimento, de acordo com a Resume Genius. Para os trabalhadores da Geração Z, procurar ativamente novos projetos e demonstrar vontade de aprender e contribuir são estratégias fundamentais para crescer na empresa. Demonstre interesse em assumir mais responsabilidades. Ofereça ajuda aos colegas se eles pedirem ajuda. Participe de sessões de treinamento ou workshops, de reuniões de equipe e sessões de brainstorming.

5. Evite criticar publicamente ex-empregadores: Seja cauteloso com o que você posta nas redes sociais, mesmo que já esteja consolidado na sua área. Tendências como o #QuittTok, em que as pessoas compartilham histórias dramáticas e postam suas demissões no TikTok, podem ser divertidas, mas também podem prejudicar sua carreira. Revise e remova conteúdos online que possam ser problemáticos, ajuste as configurações de privacidade ou mantenha contas profissionais e pessoais separadas para proteger sua reputação.

6. Construa pontes – não muros – com colegas: Profissionais da Geração Z podem contribuir ativamente para promover a colaboração e a inovação na equipe, fornecendo tutoriais e sugerindo atividades para fortalecer a coesão da equipe”.

Por fim, importante fala de Eva Chan, especialista em carreiras da Resume Genius: “Apesar de enfrentar críticas e ganhar manchetes pelos motivos errados nos últimos anos, a Geração Z traz valor para o mercado de trabalho”, afirma Chan.

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