Um mundo global, competitivo, turbulento, com um cenário de pós-pandemia e um brutal desenvolvimento tecnológico exige profundas reflexões que devemos fazer acerca da nossa carreira, que indubitavelmente afetam e se inter-relacionam nossa vida pessoal, nosso bem-estar e nossa qualidade de vida.
E início de ano é um momento propício para reavaliações, mudanças de rota e definições de estratégias, absorvendo equívocos passados e entendendo insucessos que porventura tivemos. Interessante pensarmos em um termo recém-criado por especialistas em carreiras, as chamadas anti-resoluções, que podem ser muito úteis para nosso doravante planejamento profissional.
Segundo publicação da Forbes, “uma anti-resolução é um comprometimento de parar de fazer algo. No âmbito da sua carreira, muitos hábitos inconscientes e atitudes atrasam o seu progresso e interrompem seu crescimento sem você saber”.
A interessante matéria traz algumas destacadas anti-resoluções que contribuem para um efetivo progresso profissional, ou seja, possíveis hábitos importantes a serem deletados no nosso dia a dia.
Vejamos quais:
- Não dizer sim para tudo e todos. “Aprenda a dizer não às coisas e às pessoas que não te ajudam a conquistar seus objetivos. Você deve proteger seu tempo disponível e se concentrar no que importa para ter progresso”.
- Não culpar outras pessoas por sua falta de progresso. “Ao contrário do que você quer acreditar, as forças externas – como seu chefe, a pandemia, a economia, entre outras – não são responsáveis pelo seu avanço (ou a falta dele). Quanto antes você se tornar responsável por suas ações, mais rápido será o seu progresso”.
- Não tolerar comportamentos mal-educados. “A verdade é que ensinamos às pessoas como nos tratar por meio dos comportamentos que aceitamos. As únicas pessoas que irão se incomodar com os limites que você impuser são aquelas sem qualquer limite”.
- Parar de fazer coisas que você odeia. “Só porque você consegue fazer algo, não significa que você deveria fazer isso. Por exemplo, se você passa tempo demais tentando marcar reuniões com seus clientes, invista em um software de agendamento para resolver essa dor de cabeça”.
- Não ser guiado pelo medo. “Procrastinar e esperar pelo momento perfeito para fazer algo é pura futilidade – esse momento nunca chega. Se você quer ter progresso na sua carreira, você deve sair da sua zona de conforto e tomar atitude antes mesmo de estar pronto”.
E mais importante e indispensável que colocar em prática estas anti-resoluções, é a leitura, a reflexão e a ação quanto aos ensinamentos dispostos em belo artigo do jornalista e escritor Robert J. Tamasy:
“Eu tenho aprendido que ao invés de esperar que ocorra uma crise, orar antecipadamente – como parte do meu processo de preparação – é muito mais eficiente”.
“Ore por sabedoria. Às vezes, surgem desafios inesperados. Ou talvez eu não conheça o melhor caminho para realizar o que me propus".
“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1:5).
“Ore pedindo direção e orientação. Portanto, nossas orações podem nos ajudar a certificar-nos de que estamos trilhando os caminhos certos e pelos motivos corretos".
“Deleite-se no Senhor e Ele atenderá os desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nEle e Ele agirá” (Salmos 37:4-6).
Orações e anti-resoluções. Que tenhamos prosperidade em nossa vida espiritual, pessoal, profissional e financeira em 2023!
Amém!