Doutor em Direito pela UFMG e Analista Político

Audiovisual: Minas aponta caminhos e negócios

23/10/2020 às 17:28.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:52

Indiscutível que a recuperação econômica e social de Minas e do país tem como um dos motores o setor do audiovisual, integrante da ampla cadeia da economia criativa, capaz de gerar inúmeros empregos e potencializar nossas vocações, mediante vigorosos contratos, negócios e parcerias nacionais e internacionais.

Nesse diapasão, nos próximos dias 16 e 19 de novembro, será realizada a MAX (Minas Gerais Audiovisual Expo), um dos principais eventos do setor do país. Com realização do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e do Sebrae Minas. Será esta a 5ª edição, totalmente virtual, incluindo os painéis, debates e rodadas de negócio. Nesse item, especificamente, foram inscritas cerca de 700 propostas, superando as 476 da edição do ano passado.

A ampla e rica programação, que será divulgada em sua integralidade em breve, contará com nove diálogos e nove painéis de 90 minutos, com temas centrados em novas formas de captação e produção audiovisual, com foco em aproximação e parcerias com o mercado internacional e o fomento da produção de conteúdo local. Destaque ainda a apresentação em primeira mão de um estudo que especifica fundos do exterior para financiamento de todas as etapas de projetos em desenvolvimento, seja na produção, finalização ou exibição.

Destaca-se a presença confirmada no evento de 35 players relevantes nos mercados nacional e internacional, como Amazon Studios, Netflix, canais como Sony, AXN, Discovery e Warner Bros, que participam pela primeira vez da MAX. Há ainda a presença de parceiros de anos anteriores, como Viacom, Nickelodeon, Curta, Arte 1, Canal Brasil, GNT e Multishow. Todos estes em busca de projetos criativos e inovadores para parcerias e formalizações de contratos.

De forma inédita esta edição terá um painel específico sobre a China e seu modelo de negócios para parcerias e coproduções. Participarão representantes do Consulado da China no RJ, da MangoTv e da empresa Perfect World Co., Ltd. Os chineses vêm demonstrando grande interesse em parcerias com nosso setor audiovisual, pela criatividade e competencia demonstrada pelos profissionais brasileiros.

Esse será um momento ímpar para o setor nacional conhecer as singularidades normativas chinesas para a matéria, o que sem dúvida poderá proporcionar negócios posteriores de grande relevância para os produtores mineiros e brasileiros atuarem em um mercado de mais de 1 bilhão de pessoas. E, para os chineses, a oportunidade de mostrar produtos do setor audiovisual mais aptos e palatáveis para penetrar de forma mais efetiva no mundo ocidental. Enfim, um adequado e pertinente business to business.

Nesaa travessia do deserto determinada pela pandemia da Covid, mister são ações do poder público objetivas e articuladas com atores nacionais e internacionais. Quem gera emprego e renda é a iniciativa privada. Cabem aos governos, como ponto fulcral, articular a interrelação dos stakholders da respectiva cadeia produtiva, e desburocratizar, criando ambientes de negócios mais favoráveis e adequados para investimentos.

Posto isso, o governo de Minas, por meio da Codemge e da Secult, com estratégico apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, e o Sebrae Minas, tem a convicção no sucesso da edição da MAX deste ano e no fortalecimento do setor do audiovisual mineiro, contribuindo sobremaneira para a recuperação econômica e social do Estado.

Maiores informações do evento: www.minasgeraisaudiovisualexpo.com.br

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