Por mais que tentemos evitar, somos atacados todos os dias com conteúdo inútil, irrelevante, desnecessário, prejudicial, nocivo e que nada acrescenta para nossa saúde mental e nosso crescimento pessoal e espiritual. Um amontoado de lixo e porcaria que nos atormenta.
Este cenário é identificado por um termo em inglês, “brain rot”, que em tradução literal significa apodrecimento cerebral e foi eleita como palavra do ano de 2024 pela Oxford University Press, editora do dicionário Oxford.
Se você não é uma pessoa que vive isolada numa ilha deserta, 100% desconectada (seguramente não é você, pois não estaria lendo esta coluna), em algum momento, foi acometido pelo “brain rot”.
A Forbes nos socorre, dispondo de 10 Hábitos para Evitar o “Brain Rot” e Turbinar o Seu Cérebro
1. Novas experiências: O “brain rot” interfere na capacidade do cérebro de se adaptar a situações novas, essenciais para a felicidade e a criatividade. Para evitar isso, mantenha o cérebro em forma, como desafios como quebra-cabeças, leitura ou aprendizado de novas habilidades.
2. Alimentos que melhoram o humor: Alimentos saudáveis melhoram o humor, a saúde e a resistência. Proteínas estabilizam o açúcar no sangue e fornecem ao cérebro os aminoácidos necessários para criar vias de neurotransmissores. Ácidos graxos e ômega-3 colocam seu cérebro em um bom humor. A vitamina B é essencial para a saúde do cérebro e a vitamina D é um estabilizador de humor importante.
3. Atividade física: O “brain rot” também pode estar associado ao sedentarismo. O fluxo sanguíneo é um excelente remédio para se manter feliz, saudável e criativo. Exercícios e movimentos regulares aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro e até mesmo retardam a perda de memória e quadros como a demência.
5. Olhar o todo: Uma perspectiva ampla permite que seu cérebro se concentre nos aspectos positivos da sua carreira e enxergue possibilidades futuras. Evite ampliar as decepções fora de proporção; procure o lado positivo de uma situação negativa; concentre-se em soluções em vez de problemas.
6. Mindfulness: Técnicas de mindfulness, ou atenção plena, são poderosos antídotos contra excessos virtuais desatentos, como jogos imersivos, navegação na internet ou maratonas de séries. Meditação e a respiração profunda consciente ajudam a manter seu cérebro focado e sua atenção afiada.
7. Segurança psicológica: Seu cérebro precisa de segurança para funcionar de forma inteligente e focar nas tarefas. O medo e a incerteza prejudicam o bem-estar, o engajamento e o desempenho no trabalho.
9. Uma coisa de cada vez: O melhor presente que você pode dar ao seu cérebro é a ordem, e não o caos. Em algum momento, você provavelmente precisará realizar várias atividades ao mesmo tempo. Mas não deixe o multitasking virar rotina.
10. Apoio social: O isolamento pode fomentar o “brain rot”. Ter alguém por perto — um gestor empático, colega de trabalho ou membro do RH — em quem você confia e sabe que te ouvirá está relacionado à saúde cerebral e à resiliência. Pessoas que fazem voluntariado, participam de aulas ou se reúnem com amigos pelo menos uma vez por semana têm cérebros mais saudáveis, com mais massa cinzenta e menos declínio cognitivo.