Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Doutor em Direito pela UFMG e Analista Político

Dicas para ser mais paciente e reduzir o estresse nesse complexo mundo

Publicado em 28/04/2023 às 06:00.

Se você é um terráqueo e não chegou recentemente de uma longa temporada em algum outro planeta, seguramente atesta ser este um mundo difícil, injusto, recheado de dissabores que miram diariamente tirar nossa paz e alegria.

E tudo isso cria um ambiente fértil para aumentar nossas emoções negativas, como irritação, frustação e ansiedade. E por suposto potencializa nosso estresse e nos deixa impacientes, atrapalhando nossa vida pessoal e profissional.

Publicações recentes da Forbes trazem importantes reflexões e dicas para enfrentarmos esses fantasmas diários. Aí vão três dicas para nos ajudar a sermos mais pacientes:

-  Aceite a incerteza: “Uma dura verdade para muitos aprenderem é aceitar abrir mão do controle e absorver as experiências à medida que elas surgem, já que a imprevisibilidade pode causar ansiedade e medo de perder oportunidades.

- Concentrar-se no que você pode controlar e influenciar, em vez do que não pode. Quando assumir o controle de uma situação não for uma opção, você pode optar por dar um passo para trás e refletir”.

- Defina expectativas realistas: “A impaciência surge quando as coisas vão contra nossos planos ‘perfeitos’. Isso pode ser visto em três contextos da vida: quando esperamos que o ambiente se adapte às nossas necessidades; a maneira como esperamos que as pessoas nos tratem e as expectativas que estabelecemos para nós mesmos. Gerir as expectativas ajuda a desenvolver a paciência”.

- Não se apegue à opinião dos outros: Buscar validação externa cria uma dependência de fontes externas, reduzindo a capacidade da pessoa de se acalmar e tranquilizar.

Já em relação ao imediato momento de estresse, determinadas e simples dicas para “colocar sua mente em um lugar mais calmo”.

- Vá para o chuveiro: “Fisiologicamente, banhos quentes e frios têm efeitos nos níveis de hormônios e neurotransmissores, desde a redução do cortisol até a liberação de endorfinas e o aumento dos níveis de ocitocina e dopamina”.

- Passe alguns minutos perto da natureza: “Um número crescente de pesquisas descobriu que passar um tempo na natureza é um elemento-chave para a saúde mental, com efeitos importantes ​​tanto na depressão quanto na ansiedade. Quanto mais tempo nesse ambiente, melhor. Mas se você conseguir sair apenas para sentir o cheiro do ar e a sombra das árvores, tente fazê-lo, mesmo que apenas por alguns minutos”.

- Deixe a música limpar a sua mente: “Instintivamente, você provavelmente sabe que a música tem efeitos psicológicos. Estudos demonstram que ouvir música pode reduzir os níveis de cortisol e a sensação subjetiva de ansiedade, aumentar as endorfinas e as emoções positivas e até afetar a função cerebral”.

Todos os dispostos acima têm grande pertinência e relevância, mas indubitavelmente e ao fim e ao cabo, nossa verdadeira paz só pode ser encontrada aplicando ensinamentos bíblicos. Apenas alguns exemplos:

"Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Mateus 11:28-30

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”. Filipenses 4:6

Amém!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por