Doutor em Direito pela UFMG e Analista Político

Entenda, não existe candidato perfeito!

Publicado em 04/06/2022 às 06:00.

Incluindo o seu, caso já tenha decidido, e nenhum outro, caso você esteja indeciso e começa a pensar em alguma opção que imagina ou gostaria ser perfeita.

Sinto em afirmar isso, mas o intuito é conscientizá-lo para o tenso momento que está por vir e você não cair na patética ação do “meu candidato perfeito” contra o (s) outro(s). Alguns, talvez centenas, milhares, de forma inconsciente ou consciente e até de má fé, disporão ser o respectivo candidato perfeito, acima de qualquer suspeita, seja no aspecto de honestidade, competência, com passado totalmente ilibado, sempre bem intencionado, com familiares e amigos também com as mesmas características, e por aí vai.

E os adversários absolutamente imperfeitos, sob todos os aspectos. O famoso e prejudicial debate do bem contra o mal que nada mais é que uma falácia prejudicial ao debate eleitoral.

Todos somos seres humanos, com virtudes, defeitos e pecados. Perfeito só Deus. Lembremos de Jo 8,1-11, sobre a mulher surpreendida em adultério, que os fariseus queriam apedrejar. Jesus abaixa-se e escreve no chão com o dedo, sem dizer nada. Eles insistem e querem uma resposta. Então, Jesus levanta o olhar e responde: “Aquele de vocês que não tiver pecado seja o primeiro a lhe atirar uma pedra”. Um a um, eles vão se afastando, a começar pelos mais velhos.

Não obstante isso, é fundamental participarmos e nos inteirarmos do debate eleitoral, pesquisar sobre os candidatos, seus projetos, suas concepções, sua vida pregressa, seus valores. Não encontraremos o perfeito, mas aquele que acreditamos ser o mais indicado para nos representar e conduzir os destinos do nosso estado e do nosso país, independente se candidato a um cargo executivo ou legislativo.

Quanto mais avança o período pré eleitoral mais exaltados os ânimos das pessoas. Reparem que aqueles que insistem que “o meu candidato é perfeito”, são os que adotam a chamada “doble moral”, ou seja, quando o adversário escorrega numa fala, algum fato negativo pregresso é revelado, ou algum escândalo de familiares ou do círculo de amigos ou grupo político, posts são inundados nas redes sociais o demonizando. Quando o mesmo se dá no entorno do “meu candidato perfeito”, um silencio ensurdecedor.

Algo ao estilo do para os amigos, familiares e do grupo político do “meu candidato perfeito”, tudo. Para os adversários o rigor da lei e o massacre nas redes sociais.

Independente do governo eleito, ali estarão pessoas bem intencionadas e outras nem tanto, pessoas competentes e outras nem um pouco. Importante as instituições funcionarem de forma satisfatória, para nos termos do Estado Democrático de Direito, investigar e punir autores de ilegalidades e os coniventes com tais atos.

E cabe a nós, nos conscientizarmos da nossa condição de cidadão, sujeitos de direitos, deveres e obrigações, e responsáveis pelo fortalecimento da democracia em nosso país. Entendendo que o voto nada mais é que uma procuração que damos a alguém, para em nosso nome, nos representar e conduzir os destinos do nosso estado e do nosso país.

Por fim, assim como não existe vida perfeita, família perfeita, país perfeito,  também não existe o candidato perfeito. Este se mostra presente no imaginário de mentes obtusas e limitadas, com total desconexão com o mundo real.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por