Doutor em Direito pela UFMG e Analista Político

Está difícil? Não desista, Deus está com você e te levará à vitória!

Publicado em 18/04/2025 às 06:00.

A vida está cada vez mais complexa, com suas lutas diárias e nos impõe resiliência, força e jamais perder a fé! Cada um com seu deserto, que parece que não chega ao fim e pensamentos nos inundam se teremos forças de prosseguir. 

Um alento ler, reler e refletir nas palavras de Christopher Simpson, presidente do CBMC (Christian Business Men Committee) Internacional e que dedicou 28 anos como Comandante do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, com atuação no Serviço Secreto e sendo responsável pela proteção de sete presidentes americanos e liderando equipes de elite em complexas missões internacionais de alto risco.

“Os começos nos cativam. Os finais trazem alívio ou celebração. Mas e a liderança? A liderança acontece entre os dois – na longa e nada glamorosa extensão onde o caminho à frente nem sempre é claro, onde as crises emergem sem serem convidadas, e onde o peso da responsabilidade pressiona para baixo com uma força implacável.

Esse é o lugar onde a maioria dos líderes vive. Você está administrando uma equipe, tomando decisões, construindo algo significativo e, de repente, se vê preso em meio a algo muito maior do que era esperado. Uma desaceleração na economia. Um funcionário à beira de um colapso. Uma encruzilhada moral que você não viu se aproximar. O meio é imprevisível, confuso e, geralmente, exaustivo. E é neste ponto que os líderes passam a se perguntar: O que está acontecendo com o mundo?!

Eis o desafio: O meio é onde o medo prospera. Quando os resultados são incertos, a tentação é assumir o controle, bater em retirada ou esperar até que o cenário clareie. Mas, e se a claridade nunca chegar? E se Deus estiver chamando você para liderar, não na certeza, mas sim na confiança?  

Pense na história de Israel em Êxodo. Conhecemos o início dramático: José miraculosamente elevado ao poder no Egito, preservando o povo de Deus. Nós conhecemos o final triunfante: Moisés, as pragas, o Mar Vermelho se dividindo para proporcionar a libertação divina dos israelitas. Mas e quanto ao meio?

Durante 430 anos, gerações nasceram, trabalharam e morreram na escravidão – agarrados às promessas que jamais veriam se cumprirem: sem sinais, sem oportunidades, sem explicações de como seu sofrimento se encaixava no plano de Deus. Contudo, a história nos mostra o que eles não puderam ver: Deus estava trabalhando. Por trás do silêncio, Seu plano estava se desenrolando, preparando o livramento, estabelecendo o cenário para a redenção. O meio era sentido como um caos. Mas não era o caos. Era a providência divina.

É aí onde muitos líderes se encontram atualmente. Nós celebramos histórias de sucesso e ouvimos a respeito de avanços relevantes. Mas ninguém fala sobre o lento, extenuante meio – os anos de fidelidade invisível, os sacrifícios que não foram notados, a tensão de não saber se nossos esforços serão recompensados algum dia.

Entretanto, é aí que Deus está trabalhando. A sua liderança não tem a ver apenas com atingir metas, executar estratégias ou subir a escada corporativa. Trata-se de estar fielmente presente onde Deus o colocou. E a surpreendente verdade das Escrituras é que Ele não espera que você saiba de tudo antes que Ele Se mova. Ele não está esperando na linha de chegada com os braços cruzados. Ele está no meio. Na incerteza. Na pressão. No lugar exato onde você é tentado a buscar um escape.

E aqui está a melhor notícia: Deus não está pedindo uma fé destemida e perfeita. Ele tem prazer em líderes que apenas continuam a estar presentes, mesmo quando sentem que mal conseguem aguentar.

Assim, se você está no meio exatamente neste momento – liderando em meio às incertezas, suportando fardos que parecem além de suas forças – saiba disto: você não foi abandonado. Este fio ao qual você se agarra desesperadamente? Ele está ancorado em um Deus inabalável. A liderança não tem a ver com a sua habilidade de controlar o futuro. Tem a ver com confiar no Único que já controla o futuro. Aguente firme!”

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por