Em 13 de maio desse ano, Bill Gates fez seu terceiro discurso a formandos. Depois de Harvard e Stanford, foram os graduados em silvicultura e engenharia da Northern Arizona University que tiveram a ímpar oportunidade de ouvir o empreendedor bilionário.
Sem ter concluído a graduação, pois deixou a faculdade após três semestres para começar a Microsoft, Bill Gates inicia o discurso refletindo o que seria dito aos formandos, “a pensar na formatura que nunca tive, no discurso de formatura que nunca ouvi e nos conselhos que não recebi em um dia como este”.
Dispôs então “Das cinco coisas que gostaria de ter ouvido na formatura que nunca frequentei”, às quais apresento de forma resumida.
“A primeira coisa é que sua vida não é uma peça de um ato. Você provavelmente sente muita pressão agora para tomar as decisões certas sobre sua carreira. Pode parecer que essas decisões são permanentes. Elas não são. O que você fizer amanhã - ou nos próximos dez anos - não precisa ser o que você fará para sempre.
Quando saí da escola, pensei que trabalharia na Microsoft pelo resto da vida. Hoje, ainda amo meu trabalho com software, mas a filantropia é meu trabalho em tempo integral. Passo meus dias trabalhando para criar inovações que combatam as mudanças climáticas e reduzam as desigualdades em todo o mundo, inclusive na saúde e na educação.
O segundo conselho que gostaria de ter ouvido na minha formatura é que você nunca é inteligente demais para não ficar confuso. Em algum momento de sua carreira, você se deparará com um problema que não poderá resolver sozinho. Quando isso acontecer, não entre em pânico. Respire. Force a pensar nas coisas. E então encontre pessoas inteligentes para aprender. Praticamente tudo o que conquistei veio porque procurei outras pessoas que sabiam mais. A chave é não ter medo de perguntar.
Meu terceiro conselho é gravitar em torno de um trabalho que resolva um problema importante. E há muitos a resolver! Por exemplo, muitos de vocês estão se tornando silvicultores. Seus professores ensinaram sobre ferramentas de ponta, como drones que produzem mapas precisos do piso florestal. Você pode encontrar novas maneiras de usar essa tecnologia para ajudar a combater as mudanças climáticas.
Alguns de vocês estão começando a carreira como programadores. Você pode usar seus talentos para garantir que todas as pessoas possam se beneficiar da inteligência artificial. Quando você passa seus dias fazendo algo que resolve um grande problema, isso o energiza para fazer o seu melhor trabalho. Obriga você a ser mais criativo e dá à sua vida um forte senso de propósito.
Meu quarto conselho é simples: não subestime o poder da amizade. Quando eu estava na escola, fiz amizade com outro aluno que compartilhava muitos dos meus interesses, como romances de ficção científica e revistas de informática. Mal sabia eu o quanto essa amizade seria importante. O nome do meu amigo era Paul Allen - e começamos a Microsoft juntos.
Meu último conselho é o que eu mais poderia ter usado. Levei muito tempo para aprender. E é o seguinte: você não é um preguiçoso se der uma folga para si mesmo. Quando eu tinha sua idade, não acreditava em férias nem em fins de semana. Nos primeiros dias da Microsoft, meu escritório dava para o estacionamento - e eu acompanhava quem saía mais cedo e quem ficava até mais tarde.
Reserve um tempo para nutrir seus relacionamentos, comemorar seus sucessos e se recuperar de suas perdas. Pegue leve com as pessoas ao seu redor quando elas precisarem também. Reserve um momento e divirta-se. Hoje à noite, neste fim de semana, neste verão, quando quiser. Você merece isso.
Classe de 2023, o futuro pertence a vocês. Acredito que serão vocês que resolverão a crise climática e reduzirão a distância entre ricos e pobres”.
Como não refletir sobre todo o disposto acima. Belos conselhos e lições não apenas para formandos! Obrigado Bill Gates!