Doutor em Direito pela UFMG e Analista Político

MG: em 2023 condições reais para uma revolução na educação!

Publicado em 16/09/2022 às 06:00.

Independentemente dos eleitos no pleito de outubro próximo, o terreno é fértil em Minas Gerais para o mais abrangente e impactante programa de inclusão educacional do país. Algo jamais visto poderá ser implantado no Estado, com reflexos significativos para esta e para as próximas gerações, o que por suposto proporcionará excelentes resultados econômicos e sociais para os mineiros.

A pandemia desnudou a brutal desigualdade no acesso à educação no país. Foram quase dois anos sem aulas presenciais na educação nas suas diversas formas, seja formal, técnica, profissionalizante ou complementar. A solução encontrada das aulas virtuais atendeu apenas aqueles com acesso à tecnologia e caros equipamentos.

Milhares de crianças e jovens país afora foram sobremaneira prejudicados. Os impactos serão gravíssimos para esta e para a próxima geração. O governo de Minas mitigou os prejuízos com as aulas da rede estadual de educação sendo transmitidas pela Rede Minas, uma TV aberta e de cunho educativo e cultural, mas com alcance atual por sinal digital limitado no Estado. 

Importante destacar que mais de 90% dos lares no Estado têm televisão. Portanto, o grande desafio identificado no início do período pandêmico foi planejar e viabilizar recursos para levar o sinal digital a todos os municípios mineiros.

Assim sendo, uma arrojada e inovadora política de Estado no setor educacional foi planejada, com o intuito de implantar em Minas o maior Programa de Inclusão Digital e Educacional dentre todos os estados da federação.

Em parceria com o governo federal, foram garantidos R$ 200 milhões para levar o sinal digital para 470 municípios mineiros. E com investimentos do próprio governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação, R$ 70 milhões para o restante das cidades mineiras.

Resultado: já em 2023, os 853 municípios de Minas terão sinal digital de TV. E o grande destaque: com gestão do conteúdo pelo governo do Estado, dois canais exclusivos para educação, sete dias por semana, 24 horas por dia.

As instalações dos equipamentos já estão sendo feitas em municípios mineiros e mais de 300 processos de pedido de outorga já foram protocolados no Ministério das Comunicações e aguardando aprovação.

E a revolução no campo da educação em Minas se dará em definir um conteúdo moderno, atrativo e que conjugue os interesses e necessidades da população, do poder público e do setor produtivo. Por suposto, além de conteúdo da rede estadual de educação, no radar parcerias com destacadas instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, como exemplos: universidades, MPMG, TCE, ALMG, AMM, Fiemg, Sebrae e demais entidades do Sistema S, BID, Banco Mundial, etc.

Será algo singular e de importância inquestionável a oportunidade que jovens, adultos e idosos de todos os municípios mineiros, não importa se de 5 mil ou 200 mil
habitantes, e qual classe social pertençam, poderão ter acesso pela TV aberta e com sinal digital a conteúdos relevantes de robótica, tecnologia da informação,
empreendedorismo, educação financeira, gestão de projetos, ESG, gestão ambiental, do patrimônio público, capacitação de agentes políticos e gestores públicos, de formação cidadã, dentre outros temas.

Não há mais tempo a perder! Só teremos um país desenvolvido garantindo universalidade e efetividade nas políticas educacionais. Assim, possibilitamos protagonismo aos cidadãos, com vistas a uma nação mais justa e menos desigual.
Minas pode sair na frente!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por