Em um cenário mundano complexo, com dissabores desafiadores diários e conjunturais, é deveras importante sabermos lidar com nossas emoções em todos os nossos relacionamentos, trabalhando e aperfeiçoando nossa inteligência emocional para nosso bem e contribuindo para um ambiente mais harmônico e saudável a nosso redor.
Assim sendo, ricas as reflexões do escritor Robert J. Tamasy, transcritas a seguir.
“Emoções são coisas curiosas. Nós as vemos serem exibidas em casamentos, eventos esportivos, reuniões de família e em demonstrações públicas. Podem ir da alegria e felicidade, com sorrisos e risadas, até a tristeza mais profunda com lágrimas e gritos de agonia. Elas podem refletir um entusiasmo vibrante ou uma ira profundamente arraigada. No lar, as emoções podem proporcionar um ambiente seguro onde os membros da família prosperam ou podem causar grandes turbulências e até mesmo medo.
Nós podemos observar emoções sendo exibidas também no ambiente empresarial e profissional, tanto de forma positiva quanto negativa. Observando o pavimento de negócios do prédio da Bolsa de Valores de Nova Iorque, podemos ver o espectro completo das emoções, que vão desde grande excitação ao puro pânico, dependendo de como os mercados estão operando.
Em uma companhia ou no ambiente de um escritório, podemos encontrar muitos exemplos de emoções sendo usadas e abusadas. Um líder vigoroso e positivo pode fazer muito para inspirar e motivar aqueles que estão sob sua autoridade. Entretanto, um líder crítico e negativo, propenso a ataques de raiva, tem um impacto desmoralizador e contraproducente sobre a equipe.
Ao longo de minha carreira trabalhei para vários chefes diferentes. Alguns eram tão inspiradores que eu teria corrido de encontro a um muro por eles. Outros, porém, tinham comportamentos que exauriam as pessoas com o tempo, fazendo com que elas temessem chegar ao trabalho todos os dias. Uma pessoa para quem trabalhei em uma redação costumava ter inesperados ataques de raiva, chegando mesmo a atirar objetos de sua mesa contra as pessoas que o tinham desagradado.
Timothy Kight, o falecido empresário e consultor em liderança, entendeu o poder das emoções, tanto para o bem, quanto para o mal. Ele disse: “As emoções são um ótimo servo, mas um mestre terrível. Ponha rédeas em suas emoções e as faça trabalhar a seu favor, e não contra você. Suas emoções devem ser um mensageiro, não um ditador.”
Não é de surpreender que a Bíblia tenha tanto a dizer sobre emoções e a forma pela qual elas são expressas. Um exemplo que se destaca é o de Saul, rei de Israel, que tinha o hábito desconcertante de atirar lanças contra seus rivais. Aqui estão apenas alguns dos muitos princípios que as Escrituras fornecem no que concerne às emoções, tanto em ação quanto em palavras:
Emoções negativas acarretam consequências adversas. Emoções descontroladas podem resultar não apenas em ações das quais mais tarde nos arrependeremos, como também gerar sentimentos e atitudes negativas em relação a nós por parte daqueles com quem trabalhamos. “O homem irado provoca brigas, e o de gênio violento comete muitos pecados.” (Provérbios 29:22).
Falas e ações positivas colhem benefícios. É impossível superestimar a importância de transmitir sentimentos que levantam o ânimo e dão segurança, tanto por meio de nossas palavras quanto de nossas ações. “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.” (Efésios 4:29).
Emoções podem ser contagiosas. Lembra do homem que mencionei e que atirava coisas de sua escrivaninha? Alguns dos que se reportavam a ele passaram a exibir comportamento similar, acreditando erroneamente que aquilo era o que se esperava deles. “Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal.” (Provérbios 22:24-25)”.