Na correria de mais um ano que passa a impressão de passar muito rápido, ou está mesmo, meses voam e quando assustamos já estamos no final de 2024.
Indicativos que estamos às vésperas do fim de um ciclo não faltam, mas três em especial alertam até os mais distraídos: a famosa música “Então é Natal” na voz de Simone, a divulgação do show do rei Roberto Carlos no especial de Natal da Globo, com suas canções e letras que tocam a alma e o coração e que perpassam gerações, e também pela lista de livros como sugestão de leitura divulgada pelo bilionário e cofundador da Microsoft Bill Gates.
Deste último disposto, seguramente uma minoria lhe dê atenção no Brasil, o que é deveras preocupante. Conforme a 6ª edição do levantamento "Retratos da Leitura no Brasil", o país perdeu quase 7 milhões de leitores em 4 anos.
Pois é. A refletir! Seguindo, em um post no seu blog, Gates Notes, Bill Gates desejou boas festas aos seus leitores e selecionou, dentre várias lidas neste ano, quatro delas que ajudam a entender o mundo ao nosso redor. Vide abaixo, conforme reprodução de matéria da Forbes:
“An Unfinished Love Story” (Uma História de Amor Inacabada, em tradução literal), de Doris Kearns Goodwin
A autobiografia foca na vida da autora com seu falecido marido, que foi especialista em políticas públicas e redator de discursos para os presidentes Kennedy e Johnson, durante um dos períodos mais turbulentos da história recente dos EUA. “Doris é uma escritora tão talentosa que os capítulos sobre sua história de amor são tão envolventes e esclarecedores quanto os capítulos sobre o assassinato de Kennedy e a Guerra do Vietnã”, escreve Bill Gates.
“A Geração Ansiosa”, de Jonathan Haidt
Segundo Gates, esse livro é leitura obrigatória para quem está criando, trabalhando ou ensinando jovens hoje. “Ele me fez refletir sobre como muitos dos meus anos de infância ajudaram a moldar quem sou hoje”. Haidt explica como a mudança de infâncias marcadas por brincadeiras para a era dos smartphones está transformando a maneira como as crianças se desenvolvem e lidam com as emoções – e também oferece soluções reais para o problema.
“Engineering in Plain Sight” (Engenharia à Vista de Todos, em tradução literal), de Grady Hillhouse
Um livro para os curiosos, que explica o que são e como funcionam “estruturas misteriosas que vemos todos os dias”, desde caixas de cabo até transformadores e torres de celular. “É o tipo de leitura que recompensa sua curiosidade e responde perguntas que você nem sabia que tinha.”
“The Coming Wave” (A Onda que se Aproxima, em tradução literal), de Mustafa Suleyman
Para Gates, Mustafa oferece a melhor explicação sobre como a inteligência artificial e outros avanços científicos estão prestes a transformar todos os aspectos da sociedade. O autor expõe os riscos e desafios que devemos nos preparar para enfrentar para aproveitar os benefícios dessas tecnologias. “Se você quer entender a ascensão da IA, este é o melhor livro para ler.”
Bônus: “Federer”, de Doris Henkel
“Este livro não é para todos. Ele é bem caro e pesa tanto quanto um cachorro pequeno”, escreve Gates. Mas se você ou alguém que você conhece é fã do ex-tenista Roger Federer, a retrospectiva de sua vida e carreira, com fotos inéditas, vale a leitura. “Eu achava que sabia tudo sobre a história de Roger no tênis, mas aprendi muito.”