A vida nos impõe diariamente que tomemos decisões em todas as áreas relacionadas à nossa existência terrena. E essas decisões indubitavelmente têm impactos e consequências.
Decidimos baseados em nossos valores, convicções, concepções e modelos mentais. Todos passamos por acertos e erros. Penso ser premissa básica de qualquer decisão os ensinamentos bíblicos.
Assim sendo, de sobremaneira relevância a leitura atenta das reflexões dispostas pela peruana Elyana Kuwae, integrante da CBMC Latin America, que é uma associação de líderes empresariais e profissionais cristãos.
“Como podemos obter sucesso e tomar as melhores decisões? A Bíblia está repleta de exemplos de tomadores de decisão, alguns bons e outros ruins. Em Gênesis 39 vemos José sendo tentado pela esposa de seu dono, mas escolheu permanecer leal a Deus e a
seu amo, preferindo aceitar a punição a desonra.
Em Daniel 6, lemos o relato de Daniel, que não temeu quebrar as leis do rei e preferiu a cova dos leões a deixar de orar ao Deus verdadeiro. O livro de Ester nos conta a respeito da rainha Ester, que concordou em falar com o rei arriscando a própria vida,
assim salvando o seu povo da aniquilação.
Por outro lado, a inveja de Caim o levou a matar seu irmão (Gênesis 4). Jesus contou a história do filho pródigo, o qual teve que perder tudo antes de tomar consciência de sua má decisão (Lucas 15:11-32). Então, encontramos o maior exemplo de uma
péssima tomada de decisão em Gênesis 3. No jardim do Éden, Adão e Eva, apesar de terem tudo quanto precisavam, escolheram o que era proibido. Até hoje sofremos as consequências de sua rebelde decisão.
Se desejamos tomar boas decisões e sermos bem-sucedidos no trabalho e na vida pessoal, seremos sábios usando a Bíblia como o melhor recurso para obter direção sempre que enfrentamos um dilema ou precisamos tomar uma decisão importante. O rei Salomão nos oferece muitos provérbios sábios. Um deles ensina:
“O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá. A sabedoria o livrará do caminho dos maus, dos homens de palavras perversas.” (Provérbios 2:11-12). Através das Escrituras Deus nos dá a chave para o sucesso. Ele declara: “Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a benção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam.” (Deuteronômio 30:19).
O Senhor não nos deixou sem rumo neste mundo; Ele nos deu a Sua Palavra. E Jesus Cristo, por meio de Sua vida na terra, Seus ensinamentos, Sua crucificação por nossos pecados e Sua ressurreição, nos dá o poder de tomarmos decisões sábias e desfrutar de uma vida bem-sucedida, no ambiente de trabalho, em nossos lares e nossas comunidades”.