Irlan MeloAdvogado, teólogo, professor universitário e vereador de BH eleito para seu segundo mandato como o 8° vereador mais votado de BH

BH 125 anos: o que podemos comemorar?

12/12/2022 às 06:00.
Atualizado em 12/12/2022 às 07:49

O aniversário de Belo Horizonte em 2022 será comemorado com diversas atrações espalhadas pela cidade. BH completa 125 anos no próximo dia 12 de dezembro e até lá a prefeitura preparou uma programação cultural especial para homenagear os belo-horizontinos.

Mas será que temos o que comemorar mesmo? É esse tipo de homenagem que esperamos para nosso povo. Não!

“BH Encanta”, mas em cada canto um lugar esquecido. Ao longo dos anos perdemos e muito nossa força cultural, gastronômica e aquele jeitinho de cidade pequena do tamanho de uma metrópole.

O Comida di Buteco, a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, assim como outros grandes eventos que marcaram gerações inteiras, caíram no esquecimento - e o pior, a cidade parece não preservar suas tradições e sua maneira de ser. Onde estão os novos Skanks, Jota Quests, os Clubes da Esquina, nossos chefs de cozinha, estilistas, etc?

Talvez você não esteja percebendo, mas BH está saindo de cena. Ao longo de anos nossa cidade, carregada de problemas, está morrendo aos poucos, perdendo seu brilho e seu encanto.

Isso, é claro, tem a ver com política. Desde a redemocratização, em 1989, socialistas e social-democratas se alternam no poder da nossa cidade. Ou seja, temos um verdadeiro “teatro das tesouras” onde PT, PSDB e suas variantes dominam a capital há mais de 30 anos. PRECISAMOS QUEBRAR ESSE CICLO! Listei algumas marcas da nossa BH que precisam ser curadas urgentemente:

Transporte público

Somos uma das poucas capitais do Brasil que não possuem um metrô digno. Enquanto os partidos dos nossos nobres prefeitos construíam metrôs em países governados por ditadores, nosso povo sofre muito com um péssimo transporte público.

Inclusão

Não somos uma cidade universal. Ainda estamos muito longe de sermos acessíveis e inclusivos para as pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, idosos, crianças e gestantes. Cada um que lute para andar em BH!

Cuidado com as praças

Basta um passeio pelas praças, até as mais emblemáticas, para vermos o quanto elas estão esquecidas. Não dá mais para levar nossos filhos para curtir nossa cidade. Falta segurança, manutenção dos equipamentos e até limpeza urbana.

Chuvas

Em BH não pode chover. Você certamente já ouviu essa frase. Todo fim de ano é a mesma história: deslizamento, enchentes, pessoas desabrigadas, mortes, quedas de árvores, caos no trânsito... tudo isso causado não pela chuva, mas pelo descaso em resolver mais um problema crônico da nossa cidade.

Não tenho o espaço necessário nesse jornal para listar todos os desafios que essa cidade tem. Mas para finalizar quero dizer a você que me lê que é possível fazer a diferença. Em cada ponto citado acima tenho realizado audiências, proposto projetos, aprovado leis para que tenhamos melhorias que você, cidadão, sinta na pele.

Parabéns, BH e todos os belo-horizontinos.

Vamos continuar lutando por uma cidade melhor. Contem comigo!

*Coluna escrita com a colaboração do jornalista Leandro Jahel.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por