Na semana passada meu coração se encheu de alegria ao visitar, juntamente com o prefeito Fuad Noman e a comunidade escolar, as obras de construção da Emei Cabana/Vila Embaúbas, na regional oeste de Belo Horizonte.
Em 2011, o prefeito Marcio Lacerda desapropriou um terreno na rua Tupã que seria destinado para a construção de uma Emei. Entretanto, desde aquela época nada havia sido feito. Em 2019 a comunidade me procurou e eu tive acesso ao documento de desapropriação do terreno com a finalidade específica da construção da unidade escolar. Realizamos visitas técnicas, ofícios à PBH, abaixo-assinado com a população, fui à secretaria de educação que me garantiu que a Emei iria sair do papel.
Desde a promessa da construção até os dias atuais já se foram 14 anos. Há 5 anos a prefeitura me confirmou que as obras iriam sair do papel, mas até o fim do ano passado, nada. Mas nós não desistimos. Continuei em contato com a comunidade e com as forças de governo que sempre confirmava, mas nada acontecia. Esse ano as obras iniciaram e o sonho começou a tomar forma.
A Emei Cabana será a primeira escola de educação infantil do bairro e terá capacidade para atender até 220 crianças em horário integral. A estimativa de entrega é no primeiro trimestre de 2025. Além de representar um avanço na oferta de educação infantil, a nova escola simboliza o compromisso do nosso mandato com o desenvolvimento educacional e social da comunidade.
A escola de educação infantil terá estrutura para conectividade; tela de proteção e guarda corpo; adaptação em sala de atividades e repouso; portas e janelas com tela mosquiteiro; hall e cozinha; infraestrutura para instalação de data show, ponto de rede e caixa de som; infraestrutura para instalação de bebedouro e purificador.
Como pai de quatro filhos, sendo três em idade escolar e um na faculdade, entendo profundamente a luta dos pais para tornar essa aspiração uma realidade tangível: uma educação que proporcione esperança para um futuro melhor para nossos filhos. Minha própria história reflete isso, vindo de uma família simples, nascido e criado no Bairro Novo das Indústrias, no Barreiro, e beneficiado pela educação pública.
A educação sempre foi e continuará sendo uma prioridade em nosso mandato. Todas as conquistas e avanços só foram possíveis graças ao diálogo com o Executivo e à parceria com as comunidades, que sempre indicam as áreas onde devemos atuar. A boa política não se baseia em ódio ou gritaria. A boa política é aquela que se traduz em resultados visíveis para a população.
Afinal, melhorar a qualidade de vida daqueles que pagam impostos deveria ser a principal prioridade de todo governante. Juntos, continuaremos avançando na educação.