Me recordo da minha infância quando curioso ia com meus amigos ver os acidentes que aconteciam no Anel Rodoviário, na descida do Betânia. Lembro de pedaços de corpos e muito sangue. Na época eu não tinha noção da gravidade daquela situação.
Foi por isso que desde 2017, quando me tornei vereador, decidi lutar pela instalação da área de escape, uma medida simples, que poderia evitar acidentes e mortes. Foram 5 anos de luta, reuniões, audiências, muita insistência e até idas a Brasília. Mas no final nós conseguimos!
A primeira área de escape de BH foi inaugurada em 1º de agosto e está completando 1 ano! De lá para cá, foram 10 acidentes gravíssimos evitados. Caminhões, carretas e até ônibus utilizaram o equipamento que contribuiu para uma redução drástica de acidentes no local. Não houve feridos em nenhum dos casos de acionamento da estrutura.
Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), entre 1º de agosto de 2021 e 25 de julho de 2022, 107 acidentes com vítimas foram registrados no trecho da área de escape. Se pegarmos os dados entre agosto de 2022 e 25 de julho deste ano, a partir da construção da área de segurança, o número cai para 66, uma diminuição de 38,31%.
Especialistas concordam com a funcionalidade do equipamento. O engenheiro do transporte Frederico Augusto considera positivo o balanço deste primeiro ano de utilização do espaço. “Diminuiu o risco de acidentes porque agora temos um dispositivo a que o motorista pode recorrer quando está em um momento de emergência. Se a gente pegar pelo tanto de acidente no Betânia e o número de utilização da área, realmente é um dado alto. Mas mostra a segurança do dispositivo”, explica.
Agora iniciei uma nova luta para a construção de pelo menos mais duas áreas de escape no Anel. Para isso, vamos debater o assunto em uma audiência pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte, marcada para o dia 23 de agosto. A reunião tem como objetivo ouvir a sociedade civil, representantes da prefeitura e motoristas, para decidirem o local onde poderia ser construída mais uma área de escape semelhante.
O prefeito Fuad já vem se manifestando publicamente que a Prefeitura de Belo Horizonte teria interesse em receber o Anel Rodoviário, que já está bem urbanizado, mas com a condição de ter uma garantia de repasse financeiro por parte do governo federal.
Eu continuo nessa luta para salvar mais vidas no Anel Rodoviário. Acredito que com o sucesso mais do que comprovado, agora imagino ser mais fácil conseguirmos novas áreas nos pontos mais críticos da rodovia.
Conto com seu apoio!