Na semana passada, a área de escape do Anel Rodoviário voltou a operar plenamente, após sete dias de manutenção necessária para garantir sua eficiência e segurança. Desde sua inauguração em agosto de 2022, esse equipamento essencial já foi acionado 28 vezes, salvando vidas e prevenindo tragédias em uma das vias mais perigosas de Belo Horizonte.
A reabertura veio acompanhada de melhorias importantes, como a substituição da argila expandida, responsável por aumentar o atrito e reduzir a velocidade dos veículos em situações de emergência, além de reparos nas barreiras de proteção e no sistema de drenagem. Esses ajustes garantem que a estrutura continue cumprindo seu papel de preservar vidas.
A cada uma das 28 vezes em que a área foi utilizada, fico mais certo de que estamos no caminho certo. No entanto, sei que há muito mais a ser feito. Por isso, continuo empenhado na luta pela construção de novas áreas de escape no Anel, especialmente próximas ao trevo do Betânia, onde o risco de acidentes também é grande.
É claro que desafios como a municipalização do Anel Rodoviário e a construção de novas estruturas não se resolvem da noite para o dia. Como destacou o prefeito em exercício, Álvaro Damião, de acordo com ele, estamos próximos de concluir os trâmites burocráticos necessários para consolidar essa transferência de responsabilidade para Belo Horizonte. Contudo, enquanto isso não acontece, é fundamental que a segurança dos motoristas e pedestres continue sendo uma prioridade.
Esse compromisso não é apenas com quem utiliza o Anel diariamente, mas com todas as famílias que dependem da segurança de seus entes queridos no trânsito. Como vereador, reforço meu compromisso de continuar trabalhando por soluções que protejam vidas e garantam que nossa cidade avance em infraestrutura e segurança viária.
Que 2025 traga novas vitórias e que possamos, juntos, construir uma Belo Horizonte cada vez melhor para viver e transitar. Vamos em frente!