Irlan MeloAdvogado, teólogo, professor universitário e vereador de BH eleito para seu segundo mandato como o 8° vereador mais votado de BH

Sigo na luta por mais áreas de escape no Anel de BH

Publicado em 06/05/2024 às 06:00.

O Anel Rodoviário de BH começou a ser construído no fim da década de 1950 e foi inaugurado em 1963 para desviar o tráfego de carga que crescia e passava pela área central da cidade. Atualmente, é um dos corredores de trânsito urbano mais movimentados da capital mineira, recebendo diariamente algo em torno de 130 mil veículos.

Com isso, vieram as grandes tragédias. Você certamente já ouviu várias notícias sobre acidentes no Anel e quando passa pela rodovia, principalmente na altura do bairro Betânia, dá aquele frio na barriga. E não é para menos. Para mim, esses acidentes sempre foram mais do que notícias ou meras estatísticas. Eram histórias de pessoas reais, gente do meu bairro.

Foi por isso que desde 2017, quando me tornei vereador, decidi lutar pela instalação da área de escape, uma medida simples, que poderia evitar acidentes e mortes. Foram 5 anos de luta, reuniões, audiências, muita insistência e até idas a Brasília. Mas no final nós conseguimos! 

Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), a partir da construção da área de escape, os números de acidentes no Anel caíram quase pela metade. No trecho do Betânia não teve nenhum acidente fatal. Isso é incrível.  

Desde a inauguração dessa área de escape que já provou sua eficácia, tenho lutado pela implantação de mais uma em um ponto mais abaixo, mais próximo do Betânia. Realizei uma audiência pública na Câmara Municipal para debater o assunto e o nosso esforço para diminuir os acidentes e salvar vidas no anel foi mais uma vez coroado com o resultado: a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, no ano passado, que irá construir uma nova área de escape.

O local exato ainda não está definido, mas segundo a prefeitura, a construção do novo dispositivo de segurança é certa. O anúncio foi feito pelo prefeito da capital, Fuad Noman.  A nova área de escape será feita com recursos federais do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. O investimento contempla também um conjunto de obras ao longo da extensão do Anel Rodoviário, incluindo a construção de 12 novos viadutos. 

A previsão é que as intervenções nos viadutos sejam iniciadas até abril de 2024, mas ainda não começou. É por isso que venho a público mais uma vez reafirmar meu compromisso com a população de Belo Horizonte que está cansada da enrolação e da negligência dos políticos. Sigo cobrando, insistindo e não irei descansar enquanto ver pelo mais uma área de escape construída, até ter a certeza de que o Anel Rodoviário de BH deixe de ser o terror que é.

Para mim é um orgulho fazer parte disso. É realmente muito bom ver que a nossa área de escape vem salvando vidas num lugar que sempre foi conhecido pelas mortes trágicas. Sigo trabalhando e irei acompanhar de perto a implementação de todas as obras para que finalmente tenhamos mais segurança no Anel Rodoviário.

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