Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Irlan MeloAdvogado, teólogo, professor universitário e vereador de BH eleito para seu segundo mandato como o 8° vereador mais votado de BH

Vitória da Democracia

Publicado em 09/10/2018 às 20:32.Atualizado em 10/11/2021 às 02:53.

A palavra democracia tem origem no grego demokratía, que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal. É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elege seus representantes por meio do voto. 

No último domingo (7), quase 148 milhões de eleitores brasileiros escolheram nossos representantes políticos (mesmo aqueles que anularam ou votaram em branco) para os próximos 4 (quatro) anos. Além de votar para escolher o novo presidente da República, os brasileiros em dia com a Justiça Eleitoral escolheram deputados federais, deputados estaduais ou distritais, dois senadores por Estado e o governador de cada uma das 27 unidades da Federação.


2018 foi um ano um tanto quanto tenebroso: greve dos caminhoneiros, eliminação antecipada na Copa do Mundo, eleições conturbadas e uma enxurrada de fake news que deixaram o povo ainda mais indeciso. Mas o que fazer do, com, ou em nosso país? Desistir, desacreditar ou mudar daqui? Nenhuma das respostas me parece a mais adequada. 

A eleição deixou claro que o povo brasileiro está aprendendo a votar e que não é mais enganado por políticos com tanta facilidade. Basta ver como candidatos sem coligações grandes deram trabalho para os dinossauros da política e a elevada taxa de renovação. 

E o que esperar do Brasil em 2019? Sempre encaro com muito otimismo. Devemos continuar trabalhando honestamente, pensando no coletivo, buscando o desenvolvimento pessoal e social e deixando a desconfiança e o medo de lado. Com certeza a renovação ocorrida ontem não foi tudo o que a sociedade es</CW>perava, mas foi a que conseguimos fazer.

Nossa democracia vem sendo testada dia após dia e tem conseguido sobreviver, mesmo ante aos ataques constantes do Legislativo, Executivo e até do Judiciário. Essa democracia tão recente que precisa de experimentar sempre o dia de ontem para renascer e por fim as incertezas.

Hoje podemos levantar nossas cabeças para um novo dia onde: 1) venceram as instituições; 2) venceu o poder de resiliência do povo; 3) venceram os democratas; 4) venceu cada um de nós, povo brasileiro, que não desiste de sonhar por um futuro melhor. 

Viva a Democracia!
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por