Você deve estar acompanhando pela imprensa os desdobramentos da CPI da Covid-19 aqui, da Câmara Municipal de Belo Horizonte. A comissão foi requerida em 10 de maio e de lá para cá foram realizadas 18 reuniões.
Como relator, aproveito esse espaço para hoje dar um relatório a toda cidade sobre nossa atuação. O objetivo da CPI é apurar a atuação e utilização de recursos públicos pela Prefeitura de Belo Horizonte no enfrentamento da pandemia do Covid-19 no município.
Isso se fez necessário devido à possível ausência de informações precisas e transparentes sobre a destinação dos recursos originados dos governos federal e estadual para ações de prevenção e combate à pandemia. Estamos fiscalizando a regularidade das contratações e gastos realizados pela prefeitura durante o período de calamidade pública.
Já ouvimos vários atores públicos e privados, como secretários municipais, infectologistas, empresas que venceram as licitações para compra de insumos e que realizaram doações à PBH, entre eles, Mário Valadares, proprietário do Shopping Oiapoque, que levantou suspeitas uma vez que ele realizou uma doação de R$ 308 mil direcionados à compra de peças para respiradores. O empresário negou que shoppings populares tenham recebido tratamento diferenciado durante a pandemia e pelas medidas de isolamento adotadas pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Na última semana, intimei o Subsecretario de Administração e Logística, Breno Serôa da Mota, e novamente o proprietário do Shopping Oiapoque, Mário Valadares, para prestarem, pessoalmente, informações sobre as divergências nos depoimentos no tocante às tratativas sobre a negociação prévia da doação de oito respiradores à prefeitura.
Como relator, estou realizando uma pesquisa muito completa sobre o tema, para então apresentar essas informações de modo a justificar o parecer final sobre a atuação da prefeitura no enfrentamento à pandemia. Esse parecer será votado pela comissão, após ser apresentado e discutido.
Ao final, o parecer poderá ser encaminhado ao Ministério Público, Polícias Civil e Federal, entre outros órgãos de controle. Estou trabalhando incessantemente para apresentar à cidade um relatório técnico, isento e transparente, motivo pelo qual renunciei à liderança do partido na câmara.
Seguimos trabalhando com resultados práticos para nossa cidade. A todos que confiaram seu voto em mim, tenham certeza de que sigo representando cada um com muita honra e alegria.