José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Aparentes absurdos da Ciência

Publicado em 25/09/2024 às 06:00.

Pergunte a qualquer psicanalista e ele vai te assegurar que a imensa maioria dos nossos comportamentos são determinados por processos inconscientes. Bem... poderia um filósofo iluminista perguntar: “Como isso é possível, se somos dotados de razão”?

Eis a resposta: a Ciência é repleta de afirmativas aparentemente absurdas. Afinal, alguém aí já viu a Terra solta no espaço e girando em torno do Sol? Dedique-se ao estudo da Astronomia durante uns três anos e você compreenderá o que é aparentemente absurdo.

Mas, se o conteúdo programático do seu concurso ou do Enem não inclui Astronomia, deixe a Terra girar em praz. Atenha ao seu programa de estudos e seja feliz com a aprovação.

E a Teoria da Relatividade, hem! Segundo Albert Einstein, o tempo é uma deformação do espaço. Então, segundo ele, se fosse possível fazer desaparecer o espaço, o tempo também desapareceria.

Não tenho nenhuma sugestão para te fazer acreditar nisso. Mas posso fazer uma analogia com os estudos e a memorização. Se fosse possível fazer desaparecer a sua capacidade de se emocionar, seus atributos da lógica também desapareceriam.

Não existe, em nenhum lugar do mundo, a figura do Spock, da série Jornada nas Estrelas, que é capaz de resolver uma equação do terceiro grau em poucos segundos, mas é incapaz de se emocionar. Sem emoção, não há memória.

Todos nós lembramos, por exemplo, o que estávamos fazendo quando as Torres Gêmeas foram atacadas. Cada um de nós lembra com detalhes os lances de uma partida, em que nosso time conquistou um campeonato.

A emoção nos faz memorizar tanto que, às vezes, tentamos nos esquecer de alguém e não conseguimos. Então, em vez de pensar em quem te faz sofrer, canalize toda a essa capacidade para o seu projeto de aprovação num concurso ou no Enem.

E como agregar emoção aos estudos? A resposta está nos textos e nas ilustrações das 156 páginas do meu livro. Mas vou te dar uma dica infalível.

Estude um pouco todos os dias, sempre num mesmo horário. Faça revisões para avaliar seu aprendizado. Mantendo esse ritmo, eu garanto que, depois de uns dois meses, você terá prazer em estudar.

É o mesmo que acontece quando você começa a malhar, persiste algumas semanas e, ao ver os resultados na forma física e na saúde, fica empolgado e não quer mais parar de malhar.

Enquanto vai conquistando esses progressos, você pode até refletir sobre as afirmativas aparentemente absurdas da Ciência. Mas só aprofunde nos estudos para compreendê-las se isso for útil para a sua aprovação ou, de algum modo, útil na sua vida.

A todos eu desejo bons estudos.

* Advogado, delegado federal aposentado, professor das Faculdades Promove e mestre em Educação. Autor dos livros “Como Passei em 16 Concursos” e “Pedagogia do Advogado”. Escreve neste espaço às quartas-feiras.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por