Nessa crise contra o coronavírus, em que as aulas presenciais estão suspensas, estou reaprendendo a lecionar com uso das tecnologias online. Sou de uma geração que costuma ter dificuldade nessa área.
Mas contei com a liderança e ajuda da Coordenação da Faculdade Promove e de três colegas. Eu os agradeço publicamente. Obrigado à Coordenadora Fernanda. Obrigado à Professora Juliana, ao Professor Delmir e ao Professor Felipe.
Com esse aprendizado, decidi incrementar os vídeos no YouTube, Facebook, Instagram, etc. Em vez de divulgar apenas os assuntos da Pedagogia e técnicas de aprendizagem, passei a postar conteudos das aulas de Direito Processual Penal.
E, para minha surpresa, os views dispararam. Em poucas horas já eram mais de mil. E continua subindo. Então, muito obrigado a meus seguidores e a todos que acessaram as minhas redes sociais.
E eu me pus a pensar: por que não fiz isso antes? Afinal, nas minhas aulas presenciais eu digo aos alunos que não despejo uma montanha de conhecimentos na cabeça deles. Porque também é importante fazê-los refletir sobre Didática, para que “aprendam a aprender”.
Portanto, nesta coluna e nos meus vídeos, era de se esperar que eu não me limitasse a essas reflexões. É melhor que elas também sejam ilustradas com os temas lecionados em sala de aula. E assim passei a fazer.
E, se você ainda não me segue nas redes sociais, não perca tempo. Além das dicas para aprender e memorizar, agora você encontrará conteudos das minhas aulas. Os dois vídeos, cujos views dispararam, já estão lá. O tema é a Lei de Execução Penal. Veja em ttps://www.youtube.com/watch?v=4MQUbEupE_0&t=22s e em https://youtu.be/kTxpXkEqEeg
Inicialmente tratarei das normas processuais penais encontradas fora do Código de Processo Penal. Quando esgotarmos esses dispositivos legais, passaremos a outros temas do Direito.
Não esperem de mim a produção de vídeos sobre todo e qualquer assunto, como fazem alguns “fugidos da escola“ que se acham “entendidos de tudo”. Mas talvez eu me atreva a dar dicas de Gramática, embora não seja a minha formação. É que eu já fechei várias provas de Português nos diversos concursos em que passei.
A todos e todas, de modo especial a meus alunos, desejo bons estudos.