José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Boa viagem!

Publicado em 08/11/2023 às 06:00.

Você estuda muito, Professor Roberto? Diariamente me fazem essa pergunta. E eis a resposta: “Não, eu nunca estudei muito, mas sempre estudei com qualidade”. E a pergunta seguinte é inevitável: “Então, o que é estudar com qualidade?”

O roqueiro, escritor e artista plástico Bob Dylan, diante de perguntas formuladas com profundidade filosófica, responde numa de suas mais famosas canções: “The answer, my friend, is blowing in the wind” (a resposta, meu amigo, está soprando no vento). 

Parafraseando-o, ainda que de modo menos poético, eu poderia dizer simplesmente: “A resposta, meu amigo, está soprando nos meus livros”. Mas, sem perder a objetividade, eu digo ao leitor ou à leitora que a resposta está soprando nos passeios e nas viagens que você faz, sempre na companhia de quem realmente merece o seu amor e afeto.

Engana-se quem pensa que a qualidade dos estudos reside apenas nas pilhas de livros e apostilas. As pausas para repouso e lazer são importantíssimas para o cérebro assimilar o que está sendo estudado, processando os dados de modo organizado.

Então, sem se esquecer das horas diárias dedicadas aos estudos e exercícios de fixação, separe uma parte do dia para abraçar seu ente querido, trocar ideias com os amigos e beijar quem te quer bem. Separe também uma horinha do dia para pedalar a sua bicicleta.

Hem?! O quê?! Você ainda não sabe andar de bicicleta?! Então, aprenda! Essa é uma necessidade urgente para os seus estudos renderem. Porque, com tantos jogos e diversões da tecnologia moderna, ainda não inventaram nada melhor do que a bicicleta para manter uma postura corporal adequada durante os exercícios físicos. E não há nada melhor do que umas boas pedaladas para esquecer os problemas diários, permitindo ao cérebro memorizar os conteúdos estudados.

Nesse mesmo sentido, permita-se o direito de fazer umas pausas mais prolongadas nos estudos e viajar num final de semana. É o que fiz no último feriado, na companhia de amigos e de uma parceira com a qual vale a pena compartilhar a vida. Ah, como vale a pena!

Então, ao encerrar esse artigo, não tenho dúvida de que, às vezes, a melhor forma de te desejar bons estudos é esta: “Boa viagem”!

*José Roberto Lima é advogado, professor da Faculdade Promove, autor de “Como passei em 16 concursos” e “Pedagogia do advogado”. Escreve neste espaço às quartas-feiras

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por