José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Certas palavras, certos significados

Publicado em 30/08/2023 às 06:00.

Esse texto é uma homenagem a Milan Kundera, escritor da antiga Checoslováquia, que faleceu no último dia 11 de julho deste ano, em Paris. Ele descreveu e narrou com maestria a situação ideológica da Europa Central, desde o pós-gerra até a Primavera de Praga em 1968.  Isso lhe rendeu duas expulsões do Partido Comunista Checo.

No início dos anos 1950 foi forçado a interromper temporariamente seus estudos. Naquela década, junto com outro escritor tcheco, Jan Trefulka, foi expulso do Partido Comunista por "atividades antipartidárias". Trefulka descreveu esse evento em uma de suas novelas.

Kundera usou o incidente como inspiração para o tema principal de seu romance “A brincadeira”. Assim, em 1956 ele foi readmitido no Partido Comunista. Em 1970, porém, foi novamente expulso por contestar a postura dos comunistas durante a Primavera de Praga, em 1968.

Seus textos, porém, não se limitam à Política. Em “A insustentável leveza do ser”, ele apresenta personagens e suas mudanças emocionais, desde as geradas por paixões partidárias até as do mais trivial cotidiano.

Um dos capítulos daquele livro é sobre um “pequeno léxico de palavras incompreendidas”. Para ser mais exato, o autor apresenta diversas frases que têm significados diferentes, dependendo de quem as ouve.

Assim também ocorre numa prova de redação, seja no Enem ou num concurso. Devemos selecionar as palavras conforme o leitor que pretendemos atingir. Isso recomenda não apenas o uso da norma culta. Outros cuidados devem ser tomados.

Resista, por exemplo, à tentação de fazer um texto carregado com a sua opinião ideológica. Porque pode não coincidir com a ideologia de quem corrigirá seu texto. Resista também à tentação de propor a solução de todos os males da humanidade. Se o objetivo de uma redação fosse esse, já teriam te pedido para escrevê-la.

E principalmente: controle a ânsia de expor todas as suas ideias numa única frase. Isso te conduz a um texto cheio de apostos e outros termos explicativos. E, se você bobear, a frase inicial fica sem conclusão.

Faça, enfim, como Milan Kundera: organize as frases de forma lenta e gradual, mostrando, inclusive, os vários significados que elas podem assumir. Assim, o seu texto será convidativo para uma leitura prazerosa e esclarecedora.

A todos eu desejo bons estudos. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por