José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Concurseiro, eu sou policial federal

Publicado em 27/01/2021 às 06:50.Atualizado em 05/12/2021 às 04:01.

]O concurso da Polícia Federal, com inscrições abertas até o dia 9.2, inaugura uma onda de vários concursos que serão realizados em breve. Eu previ isso no mês de março do ano passado (veja em https://youtu.be/YazaaS40Y38).

Tenho atendido pessoas de todo o Brasil, que buscam dicas de memorização. Ao final da minha palestra sou rodeado por jovens que perguntam sobre o dia a dia na PF. 

Isso me faz lembrar das melhores história que vivi na nossa instituição. Não me refiro apenas ao Magistério na Academia Nacional de Polícia, ou à direção da Cadeia Pública Federal do Acre, e nem às missões em várias cidades desse imenso Brasil.

Eu me refiro ao trabalho na Corregedoria. Eu não “passava a mão na cabeça” de ninguém. Mas também não perseguia injustamente. É por isso que nenhum colega nunca virou as costas para mim. 

E agora – leitor ou leitora – faça de conta que você está a meu redor ao final de uma palestra. Neste instante eu vou compartilhar contigo a mais importante lição desses 10 anos de Corregedoria: controle a sua vaidade.

Ocorrerá algumas vezes em que você deverá se apresentar como policial federal. Faça-o sem se curvar para ninguém, mas também sem se exaltar. Todos nós temos vaidade. Mas, quando somos dominados por este sentimento, tendemos, sem perceber, a humilhar o interlocutor. Isso pode gerar conflitos desnecessários. 

Nas lições do Dr. Agílio Monteiro, o inesquecível delegado que nos liderou e dirigiu a nossa Polícia Federal, “não crie caso para baixo e nem para cima”. Ele se referia ao fato de a PF estar entre as instituições mais respeitadas e admiradas pela sociedade brasileira. Então, quando se fizer necessário apresentar-se como policial federal, não se curve para ninguém, mas também não se exalte. 

E jamais exija privilégios que não lhe são devidos. Sua carteira não é escudo para abusos. Mas isso é outra história, que eu já contei noutros artigos. Exemplos: 1. “Carteirada sem carteira na Argentina” (16.5.2018); 2. “Carteira do desembargador (29.7.2020); 3. “Carteirada: Pode?” (10.6.2020); 4. “Seu sonho é o concurso da PF?” (17.6.2020). Para quem desejar eu disponibilizo uma cópia.

A todos, especialmente a você, que sonha fazer carreira na Polícia Federal, eu desejo bons estudos.
[PE_BIOG]*Advogado, delegado federal aposentado, mestre em Educação, professor de Direito da Faculdade Promove e autor de “Como Passei em 15 Concursos”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por