José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Concurso da Independência

Jose Roberto Lima
Publicado em 31/08/2022 às 06:00.

7 de setembro é aniversário da nossa Pátria. Comemoremos. E aproveitemos para refletir sobre a seguinte questão: o que é, afinal, a Pátria?

Nas palavras do Maneco Terra, personagem de Erico Veríssimo, “a Pátria é a casa da gente”. Então, se cada um de nós cuidar melhor da própria casa, nossa Pátria será próspera e feliz.

Mais do que isso: se todos nós tivermos a desejável autoestima, progrediremos juntos. É nesse sentido que os estudos fazem enorme diferença em qualquer nação. São muitos os países que se desenvolveram, do ponto de vista econômico e social, a partir do incentivo aos estudos. Coreia e Japão são apenas dois exemplos.

No caso do Brasil, apesar dos problemas que ainda temos, a seriedade com que são realizados os concursos públicos é uma das formas de incentivar a população a estudar. Isso, se não resolve todos os nossos problemas, pelo menos ajuda a atenuá-los.

Porque, mesmo aquele candidato, que ainda não teve êxito na aprovação, contribuiu para um Brasil melhor. Ele pode até nem perceber isso. Mas ajuda - sim - para termos um país melhor.

Mas hoje é dia da nossa Independência. Então, falemos sobre o candidato que já triunfou! Esse sim: ao entrar nas fileiras do serviço público, dará sua contribuição muito mais efetiva, em prol de toda a sociedade. E, para si mesmo, conquistará a sua própria Independência.

São muitas a histórias de libertação propiciada por esse importante veículo de ascensão social, que é a instituição dos concursos. Os protagonistas dessas trajetórias de sucesso são, por exemplo, a mulher oprimida que se livrou do marido misógino, ou o marido exemplar que propiciou uma vida melhor a família, ou o “ovelha negra” da família que mostrou, para si mesmo que tem virtudes, ou o vizinho que parecia condenado ao fracasso, mas mudou sua vida pelos estudos, ou... ou... São muitos “ous”.

Então, neste dia festivo da nossa Pátria, busque, no mais íntimo do seu ser, resposta para a seguinte pergunta: “Como eu posso contribuir para um mundo melhor, fazendo a minha própria Independência? Seja qual for a resposta, ela passa pelos estudos.

Então, desejo a todos bons estudos.

Advogado, professor de Direito Penal, autor de “Como passei em 16 concursos” e “Pedagogia do advogado”. Escreve neste espaço às quartas-feiras.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por