José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Concurso da PF: eu cantei essa pedra

19/01/2021 às 19:45.
Atualizado em 05/12/2021 às 03:57

Em março do ano passado eu postei um vídeo no YouTube. O título é: “Espionei: Concurso da PF Vem Aí”. Veja em https://youtu.be/YazaaS40Y38 e confira.

Os filmes hollywoodianos associam a espionagem à ideia de transpor o limite da legalidade, acessando documentos secretos, tudo justificado pela defesa da Pátria. Mas o bom espião é o que consulta os dados disponíveis a todos. E faz uma análise que ninguém fez, contextualizando o momento histórico, político, etc. 

Foi isso que eu fiz para concluir o que agora se confirma: o tão esperado concurso da PF. São mais de 1500 vagas, 893 para agente, 123 para delegado, 400 para escrivão e 84 para papiloscopista. 

Sabe como que eu previ isso, com 10 meses de antecedência? A crise na segurança pública, agravada pelo desemprego e pela pandemia, obrigou os governantes a reverem suas posições. Além disso, este ano de 2021 é um ensaio para a eleição presidencial de 2022. 

E qualquer candidato, disposto a defender o governo, não irá querer o seu nome associado ao caos nas repartições públicas. Então, seguindo nessa tarefa de “espionar”, vou “cantar as pedras” dos serviços públicos, para os quais haverá outros concursos em breve: segurança pública, saude, tributação e Poder Judiciário.

Como eu sei? Ora, voltemos à boa espionagem, no sentido de observar a realidade e interpretá-la no contexto atual: a pandemia, que não será solucionada de imediato com a vacina, gerou demandas públicas na área de segurança e saúde.

Quanto à tributação, haverá concursos porque o Poder Público precisará, como nunca, de eficiência na arrecadação. E na Justiça haverá concursos porque, não bastassem as novas demandas, o Judiciário é um Poder distinto do Executivo.

Voltando ao concurso da PF, as provas estão previstas para o mês de março. O programa de estudos é puxado. Porém, não se preocupe com isso. As dificuldades são as mesmas para todos os candidatos. 

É claro que, se você não acreditou em quem dizia que os concursos iriam acabar, se você vem estudando com afinco há mais tempo, chegou a hora de disparar na frente nessa corrida. Mas, se você começará a estudar agora, é possível aprender muitos conteúdos nessas poucas semanas. Ademais, é comum o adiamento de realização das provas (o contexto da pandemia pode resultar nisso).

Então, faça a sua parte nos estudos. Com as minhas dicas, eu vou te ajudar a passar. 

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por