José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Concurso para presidente

Publicado em 28/09/2022 às 06:00.

No próximo domingo faremos a grande festa da Democracia. Cada um de nós, no recinto secreto da urna, manifestará desejos e aspirações de um Brasil melhor. Dia 2 de outubro é, enfim, a data de realização do nosso concurso para Presidente da República.

Não é por acaso que o direito de votar é uma cláusula pétrea, isto é, não pode ser abolido. É o que consta do art. 60, §4º da Constituição. E mais: esse direito carrega consigo vários adjetivos. Vejamos:

O voto é direto:

Foi-se o tempo em que o Presidente da República era escolhido por um colégio eleitoral de parlamentares. E o governante eleito não poderá suprimir essa característica.

O voto é secreto:

Nenhum de nós será submetido a constrangimentos para votar num ou noutro candidato. Nossa escolha é livre.

O voto é universal:

Também se foi o tempo em que o voto de uma classe social valia mais que o de outra. Cada cédula digitada na urna tem exatamente o mesmo valor.

O voto é periódico:

A cada 4 anos os cargos políticos do Executivo e do Legislativo são renovados, intercalados pelas eleições municipais. Então, se um governante pretende a reeleição, que trate de fazer uma boa gestão para continuar merecendo o voto da maioria dos eleitores.

Participe desse grande concurso para escolha do Presidente, do govenador, dos deputados e senadores. Compareça a seu local de votação com o espírito desarmado, e com o firme propósito de aceitar os resultados, mesmo que o seu candidato não seja eleito.

E aproveite esse momento de escolha dos nossos governantes para refletir sobre as escolhas na sua própria trajetória de vida. E, em vez de pensar apenas no que os eleitos devem fazer para um Brasil melhor, você descobrirá o que você também pode fazer.

Afinal, como disse John Kennedy, “não perguntes o que a tua Pátria pode fazer por ti. Pergunta o que tu podes fazer por ela”. Seja qual o seu candidato, seja o que for que você espera dele, o que você espera de si mesmo?

A resposta passa pelos estudos. Porque estudar nos torna melhores para nós mesmos, para as pessoas do nosso cotidiano, para o nosso bairro, nossa cidade, nosso país, nosso mundo. E estudar nos faz embarcar na maior aventura da humanidade: a aventura de aprender.

E – claro – estudar nos conduz às melhores chances de progresso individual (nos concurso e em todas as nossas atividades). Então, desejo a todos boa eleição e bons estudos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por