José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Concurso unificado: o Enem dos concursos

Publicado em 04/10/2023 às 06:00.

Em 1998 o MEC criou o Exame Nacional do Ensino Médio, o conhecido Enem. O objetivo inicial era avaliar os estudantes que concluíam o segundo grau de instrução. Nos anos seguintes várias faculdades, em vez de organizarem vestibulares como critério de seleção para os seus cursos, passaram a adotar as notas do Enem.

O sistema foi aperfeiçoado ao longo dos anos. E, nos dias atuais, praticamente já não existem os antigos vestibulares. E agora chegou a vez dos concursos. Isso mesmo: o Governo Federal anunciou que, até dezembro deste ano, cerca de seis mil vagas serão disputadas por meio de um concurso unificado.

O modelo é semelhante ao Enem. O candidato, ao se inscrever, deverá indicar os órgãos e os cargos de seu interesse, entre as vagas disponíveis. E essas podem ser, por exemplo, na Secretaria da Receita Federal, no Banco do Brasil, no INSS, nas diversas agências reguladoras, etc.

Desse modo, vários ministérios, ao indicar suas vagas, vão preenchê-las por meio de disputa num único concurso. Isso resultará numa significativa redução de custos. Também resultará numa fiscalização mais eficiente, inviabilizando tentativas de fraude.

Isso será um passo importante para incrementar o profissionalismo no serviço público, E será uma motivação a mais para os candidatos se prepararem com bastante afinco.

Então, comece hoje mesmo os seus estudos. Concentre os esforços nos temas referentes ao cargo ou aos cargos dos seus sonhos. Porque o edital do primeiro concurso unificado está previsto para breve. E a promessa é de se iniciar as nomeações dos aprovados no decorrer do ano de 2024, que já está batendo à nossa porta. Já estamos, afinal, no último trimestre de 2023.

Não tardará para eu ter notícias de alunos meus, exitosos em cargos importantes da Administração Pública. E os amigos lhes perguntarão, seguindo-se esse diálogo:

- Você passou no último concurso deste órgão?
- Na verdade eu passei para vários outros órgãos.
- Nossa! Então, você prestou vários concursos. Você é concurseiro igual ao Professor Roberto.
- Não. Eu passei num único concurso, que foi o concurso unificado.

Então, esforce-se diariamente para transformar esse diálogo numa doce realidade.

E assim, desejo a todos bons estudos. 

José Roberto Lima é advogado, professor da Faculdade Promove, autor de “Como passei em 16 concursos” e “Pedagogia do advogado”. Escreve neste espaço às quartas-feiras. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por