José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Memorização por siglas

Publicado em 13/09/2023 às 06:00.

Nas minhas aulas e palestras, perguntam-me frequentemente como eu memorizo os dados estudados. Bem... a dica mais importante é estudar um pouco, mas todos os dias. Assim, persistindo durante uns dois meses, garanto que você terá prazer em aprender. Outra dica: acrescente siglas ou frases inusitadas aos seus estudos.

É bem conhecida a sigla “LIMPE”. Ela se refere aos princípios constitucionais da Administração Pública. Veja: “L” de legalidade, “I” de impessoalidade, “M” de moralidade, “P” de publicidade e “E” de eficiência.

Mas e quanto aos conceitos de cada um desses princípios? Indo direto à sigla, você adota a lei do menor esforço. E os estudos não rendem. A sigla fica martelando inutilmente na sua cabeça, sem que você saiba para que ela serve.

Nos meus livros eu apresento várias siglas. Vejamos, por exemplo, os direitos previstos no artigo 5º da Constituição Federal. E peço licença aos colegas advogados, porque, para nós, parece óbvio falarmos sobre a vida, liberdade, igualdade, segurança e propriedade.

Os direitos são esses que acabei de escrever. E como memorizá-los? Vou te ajudar com uma sigla. Mas antes... uma historinha.

Aquele ancião era viúvo há anos. Só lhe restava o prazer de cuidar dos seus passarinhos. Certo dia ele recebeu a visita de uma fiscal do Ibama. Ela se destacava pela juventude. Seu traje, embora discreto, não escondia a sua beleza. Aquele senhor sentiu-se atraído e tentou puxar assunto.

Ela concluiu sobriamente o trabalho e apreendeu os animaizinhos voadores. O ancião suplicou, num misto de encanto e tristeza:

- Esse é o único prazer que me resta. Sem meus passarinhos, como eu vou viver?

E a fiscal respondeu, dando-nos a sigla que você está esperando:

- Viva livre igual seu passarinho. 

Observe que as palavras dessa frase começam com “Vi” de vida, “L” de liberdade, “I” de igualdade, “S” de segurança e “P” de propriedade. Isso forma a sigla ViLISP.

Agora você me pergunta: “O que essa história entre o ancião e a jovem fiscal tem a ver com os dados a serem memorizados”? E eu te respondo: isso não tem nada a ver. É só um recurso didático para você prestar atenção na aula (ou, neste caso, na leitura).

Daqui a dez anos, se eu lhe perguntar quais são os direitos previstos no artigo 5º da Constituição Cidadã, você se lembrará da história e da frase. E responderá sem pestanejar: vida, liberdade, igualdade, segurança e propriedade.

A todos eu desejo bons estudos.

*José Roberto Lima é advogado, professor da Faculdade Promove, autor de “Como passei em 16 concursos” e “Pedagogia do advogado”. Escreve neste espaço às quartas-feiras.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por