José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

O começo do fim ou o fim do começo?

Publicado em 12/02/2025 às 06:00.


Uma das batalhas decisivas, que deu início à jornada de muitas vitórias dos aliados na Segunda Guerra Mundial, consistiu na retomada dos territórios ocupados pelos alemães no Norte da África. Afinal, derrotar as tropas integrantes do “Afrika Korps” foi um grande feito.

Aquela poderosa unidade militar, com seus tanques Panzer e tantos equipamentos modernos, estava sob comando do General Erwin Rommel, merecidamente apelidado de “Raposa do Deserto”. Isso levou os aliados a uma incontida euforia, manifestada por vários líderes militares e políticos.

Mas eis que Winston Churchill, com suas frases geniais, deixou claro que de nada adiantaria aquele otimismo se a determinação para a luta esmorecesse. E, antevendo que ainda haveria muitas batalhas que exigiriam sacrifícios, ele assim se manifestou sobre a vitória na África: “It is not the end; it's not even the beginning of the end; but it is, perhaps, the end of the beginning” (isso não é o fim; nem sequer é o começo do fim; mas é, talvez, o fim do começo).

Assim também ocorre na “guerra dos concursos”. Se você foi bem-sucedido num exame simulado, comemore e alegre-se. Mas controle a euforia para não entrar na onda do “já ganhou”.

Pequenos sucessos no dia a dia de estudante são importantes. Eles representam batalhas que custaram a sua abnegação, o seu sacrifício financeiro para pagar a escola preparatória, a privação do sono para superar os exercícios, a renúncia aos períodos de férias, etc.

Mas nunca perca de vista que o “Dia D” mesmo é disputado no local da prova. Então, relembrando a frase de Churchill, o seu sucesso num exame simulado não é o fim dos seus esforços. Não é nem sequer o começo do fim de sacrifícios.

Mas chegará o dia em que você estará tão bem preparado, e tão confiante no seu aprendizado, e tão animado a seguir estudando, que vai se olhar no espelho e dirá a si mesmo: “Agora eu cheguei ao fim do começo nessa jornada. Agora é só sair para o abração com as vitórias que virão”.

A todos, desejo que os estudos os levem aos melhores triunfos.

*José Roberto Lima é advogado, delegado federal aposentado, mestre em Educação, professor da Faculdade Promove e autor de “Como Passei em 16 Concursos”. Escreve nesse espaço às quartas-feiras.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por