José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Obrigado, concurseiros e leitores!

Publicado em 22/04/2017 às 17:35.Atualizado em 15/11/2021 às 14:14.

No próximo dia 07 de março, esta coluna de dicas para concursos completará um ano. Ela nasceu num encontro com o editor-chefe deste Hoje em Dia, quando lhe apresentei meu livro. Dois dias depois ele me telefonou, empolgado com as dicas que me levaram a quinze aprovações.

Iniciamos a coluna com a importância da emoção para a memória. Afinal - destaquei no artigo inaugural - um torcedor fanático “não esquece a conquista de um campeonato”. A propósito, fizemos analogias entre concurso e futebol. Em um e outro, a vitória nem sempre é alcançada pelo melhor, e sim pelo mais esforçado. Isto foi tema dos artigos “concurso atlético do Atlético (23 de maio de 2013), “luta entre Davi e Golias (30 de maio), “o legado da copa” (6 de junho) e “um concurseiro do gramado”, em homenagem ao Tinga do Cruzeiro (22 de fevereiro de 2014).

Também comparamos concurso com uma guerra. É o caso de “uma guerra e muitos sonhos” (1º de abril de 2013), “guerra do concurso: quem é o inimigo” (21 de junho), “guerra do concurso: quais são as armas” (4 de julho), “edital: concurso é uma guerra com regras” (11 de julho), “ambiente de estudos: QG do concurseiro” (19 de julho), “guerra do concurso e postura corporal” (1º de agosto), “tempo de lutar e tempo de cantar” (22 de agosto), “concurso: paraíso ou guerra” (04 de dezembro), “a melhor arma num concurso” (04 de janeiro de 2014) e “a batalha de Alfenas” (1º de fevereiro).

Indicamos o pior veneno na trajetória do concurseiro: a inveja. Este tema foi anunciado no quarto parágrafo de “ensinai-vos uns aos outros” (21 de março de 2013). Em seguida publicamos “Montezuma e os invejosos” (25 de outubro), “crônica da inveja anunciada” (31 de outubro), “concurseiro e inveja na família” (30 de novembro), “concurseiro, Feliz Natal” (21 de dezembro). Este último inaugurou as publicações aos sábados (anteriormente os artigos saíam às quintas-feiras).

Atribuo o sucesso desta coluna a dois fatores: a oportunidade que me foi dada, que vem me transformando em aprendiz de jornalista, e o prestígio dos concurseiros e leitores. Então, neste primeiro aniversário, eis minhas palavras: obrigado, equipe do Hoje em Dia! Obrigado, concurseiros e leitores!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por