José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Professoras e crianças, brinquem de estudar

14/10/2020 às 08:55.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:47

O Dia das Crianças, comemorado anteontem, não poderia passar despercebido nesta coluna. Aliás, os pequenos e as pequenas já foram homenageados noutras ocasiões. É o caso dos artigos “Criança hoje, concurseiros hoje mesmo” (10.10.2013), “Criança não é fácil, nem aqui e nem na China” (05.10.2017) e “Professores, aprendam com as crianças” (01.10.2015).

E vem desse terceiro título a inspiração para homenagear as crianças e os professores, cuja data comemoraremos amanhã, quinta-feira. De modo especial, a homenagem vai para as professoras das séries iniciais do ensino fundamental. 

Não é por acaso que anotei “professoras” no título. Porque, mesmo havendo homens que lecionam para os pequenos e as pequenas, a imensa maioria desses profissionais é formada por mulheres. Então, desta vez, os homens que me perdoem.

No dia dos professores é comum nos lembrarmos de frases como a de Cora Coralina: “Feliz quem transmite o que sabe e aprende o que ensina”. E as crianças? Elas são uma expressão tão concreta de poesia que, às vezes, ficamos sem saber o que dizer a elas. 

Nesse contexto, os pais, na melhor das intenções, podem destruir nelas o prazer de aprender. A tarefa do “para casa” costuma ser imposta como um castigo. E as crianças, aos poucos, vão perdendo aquilo que é natural nelas: o gosto de aprender.

Ensinar e aprender jamais deveria ser associado a circunstâncias desconfortantes ou penosas. A aprendizagem eficiente deve suprir a mentalidade lúcida das crianças. E, embora seja um trabalho, o ato de ensinar há de ser uma fonte de prazer para as professoras (olha aí - mais uma vez - eu falando “professoras”; mas os professores me entendem). 
Então, nesta semana dedicada aos professores e às crianças, minha mensagem é esta: professoras, a tarefa de ensinar nos primeiros anos escolares é nobre, mas também é prazerosa. Crianças, aprender é muito divertido. Quando a lição parece difícil, é mais divertido ainda, igual a um quebra-cabeça que nos desafia, mas conseguimos montar.
Enfim – professoras e crianças – ensinem e aprendam com emoção e prazer. E brinquem de estudar.

Aos colegas do magistério, parabéns pelo nosso dia. Às crianças, parabéns também. A todos, e de todas as idades, desejo bons estudos.
[PE_BIOG]Advogado, delegado federal aposentado, mestre em Educação, professor de Direito da Faculdade Promove e autor de “Como Passei em 15 Concursos”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por