José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Retrospectiva e planos para 2025

Publicado em 08/01/2025 às 06:00.


Lembrando um dos livros de Marcelo Rubens Paiva, o ano de 2024 foi, para mim, o que se pode chamar de “feliz ano velho”. Sim! Gostei das conquistas e das realizações como advogado, professor e escritor.

Em março ganhei um grande presente de aniversário: o lançamento da 5ª edição de “Como passei em 16 concursos”. Agradeço à diretoria da Editora Del Rey, na pessoa da Sra. Áldria, que acreditou nesse projeto. Agradeço também a todos os amigos que prestigiaram o evento. Eu me alegrei com a presença de pessoas que eu não via há décadas.

No segundo semestre eu fui designado pela Coordenação da Faculdade Promove para lecionar numa turma de alunos extraordinários. Eles e elas são sonhadores(as). E são esforçados também. Porque, quando não nos esforçamos para realizar nossos sonhos, eles viram pesadelos.

Até escrevi um artigo em homenagem a essa turma inesquecível. O título é “eta turma concurseira”. Se você não leu, acesse este link e se delicie com o texto: http://hoje.vc/3imc0 . De fato, eu nunca vi uma turma tão empenhada nos concursos. 

Também inaugurei um novo canal no YouTube. O objetivo é estreitar contatos com os seguidores. Então, prestigie-me com o seu like acessando aqui:  youtube.com/@ProfessorRobertoLima

É nesse ponto que quero falar sobre os planos para 2025. A meta é comentar todos os 509 artigos que venho publicando nesta coluna desde o ano de 2013. Só não comentarei alguns sobre atualidades. Porque o tema só foi atual quando os escrevi.

Porém, uma série de percalços me fizeram dar uma pausa nos vídeos. Mas, para este ano de 2025, teremos muita novidade nesse novo canal. Então, assim como toda semana temos um texto aqui, teremos também um vídeo, pelo menos toda semana. 

A motivação é transmitir aos mais jovens tudo que aprendi nessa “longa estrada da vida”, com aprovações em 16 concursos. E, desde já, adianto que o prazer de estudar é a ferramenta mais poderosa para quem quer se dar bem nos concursos e no Enem.

“Mas eu não gosto de estudar”. Já cansei de ouvir essa objeção. Nossos gostos não nascem conosco. Aprendemos a gostar ao longo da vida, conforme nossas atitudes.

É assim com os vícios e é assim com as virtudes. Ninguém nasce apostador compulsivo (tampouco se torna um quando participa de um bingo beneficente da Igreja). Mas persista nas apostas todos os dias para ver o que lhe ocorrerá.

Então, canalize suas energias para os estudos. Assim, além de aprender coisas úteis para vida, eu garanto que, persistindo durante uns dois meses, você terá prazer em aprender. Isso fará a diferença no seu ano de 2025.

Então, bons estudos para todos.

*José Roberto Lima é advogado, delegado federal aposentado, mestre em Educação, professor da Faculdade Promove e autor de “Como Passei em 16 Concursos”. Escreve neste espaço às quartas-feiras.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por