José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Richarlison fez a diferença. E você?

Publicado em 30/11/2022 às 06:00.

José Roberto Lima*

Quantas batalhas o Richarlison venceu antes de fazer aquele belo gol de voleio no jogo de estreia do Brasil? Vendo o lance, pessoas pouco afeitas ao futebol poderiam pensar que o mérito daquele atleta se limitou a saber aproveitar a oportunidade durante a partida.

Não. Foi muito mais do que isso.

Por certo, os aficionados por futebol sabem que aquele gol foi o resultado de muitas e muitas horas de treino, com afinco e dedicação.

Mas... também não. Foi ainda muito mais do que isso.

Nossa estreia na Copa, contando com o talento de Richarlison, resultou de uma longa trajetória, com batalhas dentro e fora do campo.

Afinal, quem poderia imaginar que, em 1997, um garoto, nascido no interior do Espírito Santo, seria um dos craques da Seleção Brasileira? Quem apostaria no triunfo de uma criança que lavava carros para ajudar os pais, com outros 4 filhos?

Superando todas essas dificuldades, o garoto viu no futebol, como muitos outros meninos, uma oportunidade para mudar de vida. Assim, após passar por pequenos clubes capixabas, estreou em 2015 no América Mineiro. E ajudou no acesso do time à série A do Campeonato Brasileiro.

No ano seguinte foi contratado pelo Fluminense. E eis um novo obstáculo que ele superou: uma fratura no pé durante um treino o obrigou a ser submetido a uma cirurgia. Então, foi somente em 2017 que ele pôde estrear no Tricolor do Rio.

Em seguida, o garoto de Nova Venécia/ES passou a atuar no futebol europeu. Em 2018 ela já era um dos craques da Seleção Canarinho. E, na nossa estreia em Dubai, ele fez a diferença com aquele gol memorável.

E você - leitor? Quantos gols você marcará para o nosso Brasil? Vale a mesma pergunta para você - leitora. Afinal, as meninas também brilham no futebol.

Mas, além do futebol, diga-me em qual atividade você também fará a diferença. Pense no que você pode fazer em prol do Brasil, em prol da nossa região, da nossa cidade... ou do seu bairro, da sua família e, principalmente, em prol de você mesmo.

Nos estudos, nos concursos e no Enem, a sua jornada não será muito diferente à do Richarlison, com obstáculos a serem superados. Mas o seu empenho, a sua dedicação e o seu afinco valerão a pena.

A todos eu desejo bons estudos. E que prossigamos vencendo na Copa.

*Advogado, professor da Faculdade Promove, autor de “Como passei em 16 concursos” e “Pedagogia do advogado”. Escreve neste espaço às quartas-feiras

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por