Por que as academias fitness fazem tanto sucesso? Um dos motivos é que elas desenvolveram técnicas para você exercitar bem, não necessariamente muito. Parabéns aos professores de Educação Física. Parabéns a quem se dedica a essa Ciência.
Treinar muito é importante. Mas, sem um acompanhamento adequado de um profissional, o resultado pode trazer lesões que te afastam dos aparelhos, e que te levam à desistência.
Então prefira treinar com qualidade. E um dos parâmetros da qualidade nos treinos é a frequência. Não adianta treinar durante a manhã inteira, se isso ocorrer uma única vez por mês. Muito melhor é fazer, todos os dias, uma boa sessão de uma ou duas horas.
Assim também ocorre nos estudos. Aliás, o condicionamento mental é literalmente uma atividade física, só que concentrada no cérebro. É por isso que estudar muito cansa.
Você até pode ser bem-sucedido se varar a noite estudando para fazer uma prova no dia seguinte. Mas, passados uns três dias, você esquecerá quase tudo.
Por outro lado, se você estudar todos os dias durante uma ou duas horas, os dados ficarão guardados na sua memória para a vida inteira. E podem vir muitas e muitas provas que você dará conta delas.
Esse é o sentido da máxima entre os concurseiros: “Não se estuda para passar, estuda-se até passar”. Porque, estudando um pouco por dia, fazendo as revisões e os exercícios, você acumulará os conhecimentos, tal como um título de capitalização, com depósitos mensais.
Assim, mesmo que você fracasse nas primeiras provas, o sucesso virá (e mais cedo do que você imagina). Porque o aprendizado para a primeira prova, em vez de ficar esquecido, vai se acumular com as provas seguintes na sua jornada de concurseiro.
Eu me atrevo, no entanto, a fazer uma correção na frase acima. Em vez de “estudar até passar” estude pelo prazer de aprender. A aprovação será uma decorrência natural disso.
E, seguindo as dicas de estudar um pouco todos os dias, eu garanto que bastará uns dois meses para você desenvolver o prazer de aprender. E, seja nas provas e em tudo na vida, o seu triunfo virá.
Então, nas academias fitness ou nos estudos, desejo sucesso para todos.
* José Roberto Lima é advogado, delegado federal aposentado, professor das Faculdades Promove e mestre em Educação. Autor dos livros “Como passei em 16 concursos” e “Pedagogia do advogado”. Escreve neste espaço às quartas-feiras.