José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Você pode chorar

Publicado em 26/02/2025 às 06:00.


Você quer ser bem-sucedido num concurso, no Enem e nas provas geral? Você quer aprender a gostar de estudar? Então, acredite: você pode passar! Aliás, acesse agora mesmo o site vocepodepassar.com.br

Mas leve em conta que, antes de cravar seu nome na lista de aprovados, você pode fracassar (“pode” no sentido de possibilidade e, também, no sentido de ter o direito de fracassar). Se isso lhe ocorrer, é porque o seu “você pode passar” ainda não chegou. Você ainda está no “você pode chorar”.

Na semana passada destaquei nesta coluna a biografia do ator Arnold Schwarzenegger, recheada de bons exemplos para quem almeja ser um vencedor. E se eu te disser que ele, mesmo com aquela montanha de músculos, chorou?

Isso mesmo. No documentário disponível na Netflix, ele relembra um dos campeonatos de Mister Universo, quando esperava ser campeão, mas amargou o segundo lugar. E fala, com toda naturalidade, que chorou durante cinco dias.

Enquanto tantas pessoas se esforçam para esconder as emoções, o inigualável Schwarzenegger não negou a si mesmo o direito de chorar. Isso o ajudou a reativar as forças para seguir na luta. E eis o resultado: muitos e muitos triunfos no fisiculturismo, no cinema e na Política, chegando a governar o Estado da Califórnia.

No último fim de semana, estive num evento da comunidade religiosa a que pertenço. E presenteei nosso líder com um exemplar do livro “Como passei em 16 concursos”. De repente eu me vi rodeado de jovens que queriam detalhes dessa trajetória de aprovações. E fiz, ali mesmo, uma minipalestra. Queriam, a todo custo, ouvir as dicas de sucesso.

Foi nesse contexto que conheci uma jovem mãe, já com formação superior, que se encontra numa encruzilhada entre a iniciativa privada e o setor público. Como profissional, ela pensa nas oportunidades como empreendedora. Mas, como mãe, pensa na estabilidade do serviço público, o que propiciará segurança para ela mesma e para a filha.

Também conheci duas adolescentes que foram reprovadas no Enem para as concorridas vagas em Medicina. Então, eu disse às três (às adolescentes e à jovem mãe): Vocês podem chorar.

Devemos estar preparados para os percalços, seja na iniciativa privada, no Enem ou nos concursos. Assim, se o fracasso vier, não segure as suas emoções. Chore. Isso irá te fortalecer. E quando o sucesso chegar, será muito mais saboroso.

A todos, do setor púbico e do setor privado, desejo bons estudos.

* Advogado, delegado federal aposentado, mestre em Educação, professor da Faculdade Promove e autor de “Como Passei em 16 Concursos”. Escreve nesse espaço às quartas-feiras.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por