José Roberto LimaAdvogado, professor e palestrante, com a experiência de quem foi aprovado em 15 concursos públicos.

Você quer ganhar? Comece aprendendo a perder

Publicado em 14/12/2022 às 06:00.

Eis o perfil típico de um concurseiro fracassado: ele imprime o boleto da taxa de inscrição e já fica eufórico, como se o pagamento garantisse a aprovação. Para reforçar essa falsa certeza, ele se matricula na melhor escola preparatória. E chega em casa com uma pilha de livros e apostilas.

Nos dias seguintes, ele faz todo tipo de publicidade sobre o concurso para o qual está inscrito. É assim que ele impressiona os familiares, os vizinhos e os colegas de trabalho.

E os estudos? Bem... durante uma ou duas semanas, ele até estuda. Mas desiste diante da primeira dificuldade. E vem um terrível sofrimento. Porque, ao gerar expectativas alheias, ele se preparou para tudo, menos para perder.

Nos concursos, assim como em tudo na vida, os grandes vitoriosos são os que sabem perder, ou seja, aqueles que, mesmo derrotados, não desistem. E seguem na luta.

Isso é bastante ilustrativo no futebol. Esse foi, talvez, o principal motivo da derrota da nossa seleção. Porque, diante do goleirão da Croácia, que não deixou passar nem mosquito no gol, bateu o desespero em vários dos nossos atletas. Eles se prepararam para tudo, menos para perder.

Isso também é ilustrativo nas eleições. O caminho de quem não se prepara para a derrota é a incapacidade de seguir na luta para o próximo embate. Não me refiro apenas à eleição política. Refiro-me ao conceito cotidiano das eleições, isto é, das escolhas da vida.

É muito bom quando fazemos uma boa eleição (uma boa escolha) sobre alguma coisa ou sobre alguém. É melhor ainda quando somos eleitos como o melhor aluno, ou como o amor na vida de alguém. Mas essas escolhas costumam vir para quem se preparou para perder, ou seja, quem se preparou para não ser escolhido.

Então, se você quer ser bem-sucedido nos concursos, no Enem e na vida em geral, esteja preparado para o fracasso. E o melhor caminho nesse preparo é evitar publicidade sobre os seus planos e sonhos.

Falar sobre os seus sonhos com os falsos amigos desperta a inveja. E, entre as pessoas queridas, a mesma publicidade dos seus sonhos gera expectativas que só te trarão o medo de fracassar.

Por outro lado, preparando-se mineiramente para as batalhas da vida, isto é, preparando-se em silêncio, você não desistirá diante da primeira dificuldade.

A todos eu desejo bons estudos.

*José Roberto Lima é advogado, professor da Faculdade Promove, autor de “Como passei em 16 concursos” e “Pedagogia do advogado”. Escreve neste espaço às quartas-feiras. joserobertolima.jrl@gmail.com

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por