Kênio PereiraDiretor Regional em MG da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário. Advogado e Conselheiro do Secovi-MG e da CMI-MG.

Ladrões alugam apartamento para assaltar vizinhos

Publicado em 03/01/2020 às 22:42.Atualizado em 27/10/2021 às 02:11.

A criatividade dos assaltantes não tem limites e para burlar a segurança eles têm alugado apartamentos para acessarem o condomínio e após estudarem os costumes, rotinas e horários dos vizinhos arrombam os apartamentos e levam tudo que podem, saindo tranquilamente pela garagem. Por ser vizinho, há casos que os assaltos demoram a ser descobertos, pelo fato dos moradores estarem de férias, pois há ladrão que tem os equipamentos de chaveiro e assim entra no apartamento sem danificar a porta, deixando de chamar a atenção. 
 

Várias têm sido as reportagens televisivas sobre a nova modalidade de assaltos que cresceu com as locações realizadas por imobiliárias virtuais e por aplicativos, pois os ladrões que têm facilidade de falsificar documentos ficam mais seguros em se apresentar como candidato à inquilino onde ele não tem que aparecer pessoalmente. Pelo meio virtual ninguém vê o rosto do candidato, não confere se ele é realmente quem está na carteira de identidade, o que facilita a fraude. Após o assalto o investigador da polícia não tem como conversar com os atendentes da imobiliária para saber detalhes sobre falso inquilino. Por isso, a locação por meio virtual tem sido a preferida por esses golpistas. 
 

Imobiliária tradicional e exclusiva aumenta a segurança
A lei nº 6.530/78 e o Código de Ética do Corretor de Imóveis, que regulamentam a corretagem de imóveis, estimulam em vários artigos que o proprietário do imóvel deva nomear apenas uma imobiliária/corretor para promover a locação ou a venda do imóvel. Esses dispositivos legais visam justamente gerar maior segurança, pois tendo como identificar o corretor/imobiliária responsável, evita-se que os candidatos a inquilinos sejam lesados por falsas locações e ao mesmo tempo reduz os riscos para os locadores e vizinhos.
 

Para o proprietário que deseja aumentar a capacidade de divulgação do seu imóvel foram criadas as Redes Imobiliárias. Dessa forma, o locador pode entregar seu imóvel para uma imobiliária ligada à rede para que esse passe a ser trabalhado em conjunto por outras imobiliárias parceiras. Entretanto, apenas a imobiliária que recebeu as chaves será a responsável pela locação, o que mantém a segurança do locador que será atendido somente por ela. 
 

atuam os ladrões
 

            Nas matérias sobre os golpes constata-se que em alguns casos o ladrão só foi preso por ter sido reconhecido pelo atendente da imobiliária tradicional. Veja a matéria “Ladrões alugam imóveis para roubar vizinhos” da Tv Record para comprovar ou clique no link: http://bit.ly/2sAstVF

                        Por isso, com o crescimento das locações virtuais aumenta o risco para os condomínios por essas empresas não terem atendimento pessoal, sendo óbvio que o ladrão evita as costumeiras entrevistas e atendimentos pessoais da imobiliária tradicional que são capazes de deixar transparecer as mentiras ou a má-intenção do candidato. Ou será que o ladrão quer ser expor e facilitar sua futura identificação diante de tantas câmeras e circuitos internos de tv?  Veja o link: http://bit.ly/2QkDdQY ou na internet “Quadrilha aluga apartamento e faz arrastão em prédio de luxo”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por