Kênio PereiraDiretor Regional em MG da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário. Advogado e Conselheiro do Secovi-MG e da CMI-MG.

Quem é o cliente da imobiliária?

Publicado em 14/07/2018 às 19:27.Atualizado em 10/11/2021 às 01:25.

Há locador que diz que a imobiliária que administra a locação de seu imóvel trabalha mais para o inquilino do que para ele. Isto se deve ao fato de algumas imobiliárias, visando evitar conflitos e facilitar seu trabalho, pressionam o locador a satisfazer todos os anseios do inquilino, pois temem qualquer embate judicial. Estranhamente, se empenha para isentar o inquilino de pagar a multa quando ele atrasa ou deixa de cobrar os danos causados ao imóvel.

Absurdamente, constata-se imobiliária que para agilizar a locação faz vista grossa e aprova a ficha cadastral de fiador que não possui imóvel apto a garantir as obrigações contratuais, havendo aquela que nem faz cadastro e assim realiza a locação sem nenhuma garantia. O locador só descobrirá o erro da administradora quando ocorrer o despejo por falta de pagamento ou a desocupação do imóvel.

IMOBILIÁRIA PRESTA SERVIÇO É PARA O LOCADOR
Cabe a imobiliária tratar bem o inquilino, mas ela não pode ignorar que sem o locador não existiria a locação, sendo que este o seu cliente, pois é quem paga seus honorários. Se a imobiliária não tem um departamento jurídico competente para defender os interesses do locador, cabe a este procurar quem possa lhe atender melhor.
Uma locação mal realizada pode causar prejuízos financeiros que podem ultrapassar dezenas de vezes o valor do aluguel, especialmente quanto às obras irregulares e uma garantia frágil. 

IMOBILIÁRIA “MARAVILHA PARA O INQUILINO”
O locador deve desconfiar de imobiliárias que prometem inúmeras facilidades para os inquilinos, como as virtuais. Essas visam atrair os inquilinos ao prometer locar o imóvel sem fiador ou ao afirmar que arcam com os custos do seguro fiança. Afirmam que conseguem essa façanha por não possuírem espaço físico e muitos funcionários.

Alguns proprietários, enganados, contratam startups por acharem que seu imóvel irá ser locado mais rápido. Contudo, se esquecem de analisar as várias questões: Quem resolverá os problemas rotineiros entre o inquilino e o locador? Quem irá vistoriar o imóvel no momento da desocupação e cobrar os danos do inquilino? Quem cobrará o aluguel, o IPTU e o condomínio atrasado ou renegociará o aluguel quando ele defasar? Será que realmente existe o seguro fiança? Sendo comum a Cia. Seguradora criar empecilho para pagar, quem irá defendê-lo para não ter prejuízo?
De nada adianta a locação ocorrer de forma rápida se não está garantida. O locador deve estar atento, pois há imobiliária virtual que na prática visa apenas vender apólice de seguro, tanto é que seu diretor é corretor de seguro. Seu foco não é administrar a locação e defender o locador, pois se tiver problema este nem a achará para notificar e acionar judicialmente, pois nem endereço físico tem. E ao final, será mais um cliente que se cansará de enviar e-mails reclamando e que serão respondidos por um robô bem criativo.
 

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