É comum que os condomínios enfrentem problemas como infiltrações, desplacamento de revestimentos e pastilhas, dentre outros, especialmente após passados muitos anos desde a construção dos edifícios. Entretanto, muitos destes problemas acabam por se agravar em razão da postura de alguns síndicos e condôminos, que se recusam a contratar um profissional especializado para avaliar as causas e atuar na solução dessas questões.
Isso ocorre principalmente porque algumas pessoas negam o que é evidente, agindo de maneira a contestar o óbvio, o que pode acarretar em um aumento das despesas ao condomínio e o agravamento destes problemas. Estes indivíduos que se portam como “especialistas” em assuntos relacionados aos condomínios normalmente não possuem o conhecimento necessário.
Há situações, como no caso de garagens, rateio de despesas de obras e inadimplência, que exigem a contratação de especialistas para elaborar um estudo que pode envolver a análise de plantas, da documentação fornecida pela construtora e de outros documentos de alta complexidade. Dessa forma, não cabe ao síndico ou aos condôminos agirem como peritos, pois estes não possuem expertise para tanto.
Além disso, há casos em que os condomínios se recusam a contratar estes especialistas, alegando a falta de recursos em caixa ou negando a gravidade dos problemas. Nesses casos, “o barato pode sair caro”, pois negar a existência do problema ou fazer um serviço paliativo apenas agrava a situação.
Atuar ou advogar para condomínio é desafiador
Atuar junto aos condomínios é um assunto extremamente complicado, já que envolve os anseios e emoções de muitas pessoas com opiniões e vontades diversas. Como especialistas no Direito Imobiliário e atuantes há mais de 30 anos na área, lidamos com diversos assuntos voltados ao direito de vizinhança, em geral, bem como aos condomínios.
O que se nota é que, em muitos casos, se as pessoas assumissem sua culpa ou buscassem o auxílio de um especialista, o problema poderia ter sido solucionado de maneira adequada.
Como uma forma de auxiliar a sociedade, criamos o projeto “Conversa com o Kênio”, que terá nova edição em 29 de agosto, de 19h às 21h20, na avenida do Contorno, 6.920, bairro Lourdes, com palestras e troca de ideias interessantes, relacionadas a imóveis, com Kênio Pereira, que é colunista do Jornal Hoje em Dia.
Esse bate-papo pode auxiliar a esclarecer alguns questionamentos ou ao menos direcionar os participantes para que saibam por onde começar ou a quem procurar.
Uma conversa pode ser a solução do problema
Você, síndico, conselheiro, condômino ou investidor no mercado imobiliário é nosso convidado para participar, gratuitamente, do evento que possibilita troca de ideias com esse colunista. Faça sua inscrição pelo telefone (31) 2516-7008. Chame seu amigo que deseja saber mais sobre seus direitos na área imobiliária, pois poderá melhorar sua convivência com os vizinhos, além de reduzir os custos com problemas.