Claudio OlivaClaudio Oliva é jornalista especializado em turismo e hotelaria, pós-graduado em Turismo pela Universidade de Barcelona, presidiu a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Editor da Qual Viagem, colaborador em diversos portais de turismo, é também diretor Executivo da Assimptur Assessoria de Imprensa.

Aeroportos da Infraero têm expectativa de receber 4,5 milhões de passageiros nas férias

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 10/07/2023 às 14:06.Atualizado em 10/07/2023 às 17:35.
Aeroporto de Macapá (Divulgação/Infraero)
Aeroporto de Macapá (Divulgação/Infraero)

Mesmo com tarifas aéreas super elevadas, as férias de julho ou do meio do ano, prometem incremento no movimento de passageiros. Nos 21 aeroportos da Rede Infraero com voos comerciais regulares devem receber cerca de 4,5 milhões de passageiros durante o período das férias escolares, entre os dias 3 de julho e 3 de agosto de 2023.

O número é 28% maior em relação ao movimento do ano  passado, quando 3,5 milhões de pessoas embarcaram e  desembarcaram nestes terminais no período de 1º de julho a 1º de agosto. Se as tarifas aéreas fossem no mínimo 25% menores esse incremento de passageiros poderia ultrapassar a marca de 6 milhões de turistas.

Além disso, estão previstos 36,4 mil voos, entre pousos e decolagens. A estimativa é 21% superior ao fluxo de aeronaves no ano anterior, que registrou 29,9 mil voos realizados. Se as
tarifas aéreas fossem mais competitivas, os aeroportos de Infraero poderiam ter mais de 50 mil voos. Sinceramente não dá pra entender porque as cias aéreas não conseguem praticar tarifas mais equilibradas. Isso seria perfeito, tanto para o  consumidor, como para os destinos turísticos, que teriam movimento maior de turistas nas férias de meio do ano.

A projeção foi elaborada a partir das programações informadas pelas empresas aéreas e comparou o movimento estimado para as férias de julho em 2023 com o realizado no período equivalente em 2022.

Programa-se para realizar uma viagem tranquila

A Infraero trabalha para que passageiros, empresas aéreas, trabalhadores e frequentadores dos aeroportos tenham tranquilidade e segurança. Além disso, é recomendado que os passageiros cheguem ao aeroporto com antecedência mínima de 1h30 para voos domésticos e 3h para voos internacionais.

Também foram reforçadas as medidas de segurança e fluidez nas operações e no funcionamento de toda infraestrutura aeroportuária. O objetivo é manter os níveis de conforto e a segurança de passageiros, operadores aéreos e demais usuários dos aeroportos. 

O atendimento e as orientações aos viajantes também contam com os “amarelinhos” da Infraero: funcionários de colete amarelo com a frase “Posso Ajudar/May I Help You?” estarão
usando equipamentos de proteção individual e prontos para auxiliar as pessoas que chegam e partem nos terminais.

Guia do Passageiro

Informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia aérea podem ser conferidas nas orientações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A página traz informações sobre oferta e compra de passagem, documentos para embarque, orientações em caso de atraso, cancelamento e preterição, acessibilidade, entre outras. 

* Diretor Executivo da Assimptur

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por