Claudio OlivaClaudio Oliva é jornalista especializado em turismo e hotelaria, pós-graduado em Turismo pela Universidade de Barcelona, presidiu a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Editor da Qual Viagem, colaborador em diversos portais de turismo, é também diretor Executivo da Assimptur Assessoria de Imprensa.
Belas praias

Alagoas é o estado que mais cresce na procura de consumidores no Nordeste

Estado é um dos dez destinos turísticos nacionais mais buscados na rede social TikTok, uma das que mais cresce no Brasil

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 04/10/2023 às 07:14.
Belezas de Alagoas têm feito sucesso nas plataformas digitais e é motivo de comemoração do trade turístico local (Pedro Ankosqui)

Belezas de Alagoas têm feito sucesso nas plataformas digitais e é motivo de comemoração do trade turístico local (Pedro Ankosqui)

As belezas de Alagoas têm feito sucesso nas plataformas digitais e é motivo de comemoração do trade turístico local. Na região nordeste o estado de Alagoas é o que mantém liderança absoluta em termos de procura por turistas, tanto do Brasil como da Europa. E o crescimento tem sido constante.

O estado é um dos dez destinos turísticos nacionais mais buscados na rede social TikTok, uma das que mais cresce no Brasil. Ocupando a 8ª posição no ranking, Alagoas acumulou mais de 364 milhões de visualizações na plataforma. Os dados foram compartilhados por Felipe Cintra, vertical de turismo da empresa, em palestra realizada no 2º Encontro de Turismo promovido pela Anseditur (Associação Nacional de Secretários e Dirigentes  de Turismo), em Curitiba (PR).

O estado de Alagoas passou à frente de importantes  concorrentes no mercado nacional como as cidades de Ubatuba (SP) e Jericoacoara (CE). São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia lideram o ranking. Minas Gerais, Ceará, Maranhão e Santa Catarina completam a classificação dos mais procurados.

À frente da secretaria de Estado do Turismo, Bárbara Braga ressalta a importância desta visibilidade para a atividade turística em Alagoas.

"O TikTok é sucesso de público e é uma das principais fontes de pesquisa e informação para os mais jovens atualmente, principalmente no segmento do turismo. O fato de Alagoas figurar entre os mais buscados em plataformas como essa só mostra a força que o nosso destino tem no mercado do turismo brasileiro. Estamos intensificando os investimentos nas mais variadas mídias em ações de marketing com os grandes players do setor, promovendo encontros com jornalistas de turismo e consolidando o nome do estado e os seus diferenciais nos mais diferentes pontos de venda, a exemplo das redes sociais”,  pontua.

De origem chinesa, a rede social TikTok contabiliza 82,2 milhões de usuários com 18 anos ou mais no Brasil, número que é inferior apenas ao dos Estados Unidos (113,3 milhões) e ao da
Indonésia (109,9 milhões). Os dados são de um ranking feito a partir de dados da DataReportal.

Além disso, Alagoas e, consequentemente, Maceió, são os mais procurados de toda a região nordeste para novas viagens. Alagoas tem realizado um trabalho de divulgação e promoção
bastante agressivo e dentro de um planejamento bastante profissional. Estados como Sergipe e Rio Grande do Norte estão perdendo espaço em função de pouca promoção e falta de conectividade em relação a Sergipe, e o Rio Grande do Norte em função dos graves problemas em relação à segurança que assolaram Natal e as cidades vizinhas no primeiro trimestre deste ano.

Ainda em relação aos destinos nordestinos, a Bahia pode perder espaço em função das recentes ondas de violência ocorridas em Salvador, na região metropolitana e no interior, que vitimaram um grande número de pessoas nos últimos dias. Isso pode afetar buscas futuras para o destino para os próximos feriados e para as férias de verão que estão cada vez mais próximas.

* Diretor Executivo da Assimptur

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por