A maior festa popular do planeta, o Carnaval brasileiro, recebeu mais de 230 mil turistas internacionais em 2024, 4,5% a mais que nos festejos anteriores. Segundo informações levantadas pela Gerência de Inteligência de Dados da Embratur, a estimativa é que a folia ao redor do país tenha injetado, este ano, US$ 143,5 milhões (R$ 909,2 milhões) na economia
brasileira, considerando os impactos diretos e indiretos.
O valor supera em 6% o registrado no ano passado, quando os foliões estrangeiros gastaram US$ 134,9 milhões nos festejos momescos.
"O Carnaval é a expressão da cultura popular brasileira mais conhecida internacionalmente e representa o que temos de melhor, a nossa alegria e nossa diversidade. Foi isso que encantou os jornalistas dos Estados Unidos, Europa e América Latina, que trouxemos pra viver de perto e
falar em seus países sobre essa experiência que só existe no Brasil", declarou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, citando os jornalistas convidados que visitaram o país nos dias de momo e tiveram promoção da Agência, em parceria com o Sebrae, em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).
Os turistas internacionais participaram, em sua maioria, do Carnaval do Rio (69.890 pessoas). O segundo estado com maior presença desse folião vindo do exterior foi São Paulo (49.978), seguido de Minas Gerais (31.355), Bahia (19.683) e de Pernambuco (7.553). Os demais estados
contaram com a presença de 52.411 mil foliões de fora do país.
O Rio foi o estado que mais teve impacto na economia, sendo R$ 273,6 milhões (30,1%) gastos pelos visitantes internacionais. Em seguida estão São Paulo, com R$ 194,5 milhões (21,4%); Minas Gerais, com R$ 124,5 milhões (13,7%); Bahia, com R$ 78,1 milhões (8,6%); e Pernambuco, com R$ 30 milhões (3,3%).
Ações com a imprensa internacional
Entre suspiros de "incrível" e afirmações de "melhor experiência da minha vida", a nossa maior festa surpreendeu 15 comunicadores norte-americanos, britânicos, argentinos e chilenos que participaram das visitas técnicas de Carnaval promovidas pela Embratur junto com o Sebrae.
As cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador foram as escolhidas para os jornalistas viverem intensamente a experiência e, depois, relatar tudo em seus países.
Na sua primeira vez em Salvador e também no Carnaval brasileiro, a comunicadora norte-americana Shea Peters se surpreendeu com a magnitude da festa.
"Eu não tinha ideia que tinha tanta gente e que Salvador era uma cidade tão iluminada. Acho esse lugar incrível. A comida, as pessoas, as cores. É uma cidade linda, um país lindo. Tudo é incrível", comentou.
O intuito dessas visitas de jornalistas é que os comunicadores vivam a experiência do Carnaval e compreendam a importância do "maior espetáculo da Terra" para o Brasil, desde uma perspectiva cultural até o impacto social e econômico que o feriado gera no país, além de conhecerem de perto um dos grandes ativos do nosso povo: a alegria.
A partir dessas experiências, eles poderão mostrar ao mundo os destinos brasileiros e atrair ainda mais visitantes estrangeiros nos próximos anos.
Segundo o presidente-executivo do Visit Rio Convention Bureau, Carlos Werneck, o roteiro da programação foi planejado com base no lifestyle carioca, abordando os principais pontos turísticos, experiências e jornadas gastronômicas.
"Apoiar ações como esta faz parte do escopo de nossa atuação, uma vez que reconhecemos o importante papel da imprensa internacional na promoção do destino, especialmente por veículos com alcance tão expressivo no mercado europeu, importante emissor de turistas para o Brasil e para o nosso Rio", afirmou.
Destinos
Em 2023, o Brasil voltou aos patamares pré-pandemia em número de turistas internacionais, com cerca de 6 milhões de visitantes. O país também bateu recorde de entrada de recursos, da ordem de US$ 6,9 bilhões, o equivalente a R$ 34,5 bi (maior da série histórica iniciada em
1995). A Embratur vê os mercados latino-americano, norte-americano e britânico como estratégicos para aumentar o número de visitantes internacionais.
Por isso, a escolha de comunicadores dos Estados Unidos, Reino Unido, Argentina e Chile para viver o Carnaval do Brasil de pertinho. Principal emissor para o Brasil, a Argentina representa 31,37% do total de turistas estrangeiros que nos visitaram em 2023, enquanto os vizinhos chilenos, com 7,64%, são o terceiro maior emissor. Dos EUA – segundo país que mais envia turistas para os nossos destinos –, 668.478 turistas estiveram no Brasil, 52% a mais em comparação com 2022. Já o Reino Unido
representa 2,17% do total de turistas estrangeiros ao Brasil (130.239 mil pessoas em 2023), nono no ranking segundo a Gerência de Inteligência de Dados da Embratur.
Dados muito importantes e significativos foram os resultados obtidos no Carnaval de Belo Horizonte. Há uma década, a capital mineira não figurava nem entre os Top 10 do Carnaval no Brasil e, atualmente, é a terceira capital mais visitada nesse feriado no país. Isso tem mudado
de maneira absoluta os dados do feriado de Carnaval pra Minas Gerais, que espera em menos de dois anos gerar um crescimento ainda maior e tornar-se definitivamente uma potência carnavalesca do país.
* Diretor Executivo da Assimptur