Claudio OlivaClaudio Oliva é jornalista especializado em turismo e hotelaria, pós-graduado em Turismo pela Universidade de Barcelona, presidiu a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Editor da Qual Viagem, colaborador em diversos portais de turismo, é também diretor Executivo da Assimptur Assessoria de Imprensa.
Mais de 1 millhão

Turismo rodoviário cresce e registra aumento de 20,6% nas viagens

Segundo a Abrati, em comparação a 2018, número de passageiros que viajaram a lazer em ônibus subiu de 48% para 59%

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 09/11/2023 às 07:00.
O aumento é reflexo da melhora na atividade econômica do país, oportunidade que os brasileiros se preparam para fazer as malas. (Annie Spratt via Unsplash)

O aumento é reflexo da melhora na atividade econômica do país, oportunidade que os brasileiros se preparam para fazer as malas. (Annie Spratt via Unsplash)

O turismo rodoviário tem crescido no Brasil e se tornado uma opção cada vez mais utilizada para as pessoas conhecerem as belezas brasileiras. Os resultados positivos dos últimos meses mostram um aumento de 20,6% no número de viagens realizadas pelo setor de linhas regulares. Só este ano, foram mais de 1,1 milhão realizadas até setembro, para mais de 42 mil
destinos. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati).

Ainda segundo a Associação, na série histórica, em comparação a 2018, o número de passageiros que procuraram o ônibus para viagens a lazer e turismo subiu de 48% para 59% neste ano. O aumento é reflexo da melhora na atividade econômica do país, oportunidade que os brasileiros se preparam para fazer as malas.

Essa tendência tem se mostrado constante, principalmente durante os períodos de feriados prolongados. Apenas no dia 12 de outubro, a procura por esse tipo de viagem registrou um aumento de 49%, segundo dados da plataforma de venda de passagens de ônibus ClickBus. Já no Dia da Independência, as vendas subiram 51% em relação a mesma data em 2022.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o avanço reafirma a popularidade do transporte rodoviário no país.

"É importante diversificarmos as possibilidades de transporte de passageiros para desenvolvermos o turismo em várias dimensões, principalmente pela extensão territorial que temos", destacou.

Os números positivos deste ano aumentaram a expectativa do setor com a chegada das festas de fim de ano, onde tradicionalmente as famílias costumam viajar. Somente a plataforma ClickBus espera um aumento de 50% nas emissões online de passagens rodoviárias, superando os mais de 270 mil bilhetes vendidos em 2022.

A indústria de viagens de ônibus tem se adaptado aos passageiros que estão mais exigentes, e buscam conforto e segurança quando decidem pegar a estrada. O setor tem investido em frotas mais modernas, equipadas com ônibus leito, serviços de bordo e acesso Wi-Fi, oferecendo uma experiência mais completa aos turistas.

Outro fator importante que está fazendo a diferença no crescimento e na procura do turismo rodoviário é as altíssimas taxas cobradas pelas empresas aéreas. As tarifas nacionais na maioria das rotas continua proibitiva para a maioria dos consumidores. Um exemplo disso é uma viagem ida e volta para o Rio de Janeiro a partir de São Paulo, que tem tarifa média de R$ 1.800, enquanto a mesma rota pode ser feita de ônibus por, no máximo, R$ 350 por pessoa ida e volta, uma economia de 450% em relação a tarifa mais econômica em avião.

O viajante está pesquisando muito na hora de viajar e, principalmente, nas rotas de até 800 km vale muito a pena utilizar-se dos ônibus. A maioria tem poltronas anatômicas, internet a bordo, sanitário, ar-condicionado, USB para carregamento de celular e muito conforto.

Em viagens acima de 1000 km, o turista que optar por viajar de avião tem de se programar com cinco ou seis meses de antecedência para garantir tarifas mais competitivas. É possível ainda viajar quase de graça de ônibus. Aposentados e maiores de 65 anos devem também se programar para garantir passagens de ônibus quase grátis, pagando apenas o seguro de viagem e as taxas de pedágio.

O Brasil vive um momento de competição acima de tudo em termos de serviços. Quem oferecer melhor custo-benefício nesse momento é quem ganhará mais mercado e consequentemente mais passageiros. Enquanto o turismo rodoviário explode em crescimento, o turismo aéreo ainda patina por não manter preços justos para atrair cada vez mais o consumidor final.

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