Claudio OlivaClaudio Oliva é jornalista especializado em turismo e hotelaria, pós-graduado em Turismo pela Universidade de Barcelona, presidiu a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Editor da Qual Viagem, colaborador em diversos portais de turismo, é também diretor Executivo da Assimptur Assessoria de Imprensa.
Tendência

Turismo rural cresce e em Minas deve haver incremento de 13%, afirma pesquisa

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 15/02/2024 às 07:06.
Jaboticatubas (Pedro Vilela / MTur)
Jaboticatubas (Pedro Vilela / MTur)

O Brasil é um país continental que tem mais de 8.300 quilômetros de litoral, com praias para todos os níveis de exigência. Mas o potencial turístico de nosso país no turismo não pode se restringir ao turismo de sol e praia. Temos grande potencial em cidades históricas, estância climáticas e históricas, além de cidades termais e de serra. Outra tendência que tem crescido de maneira exponencial no país é o chamado turismo rural.

O turismo rural é uma tendência no setor de viagens e 74% dos turistas que buscam o segmento procuram o interior do país para contemplar a natureza. É o que revela o resultado da 2ª edição da pesquisa “Demanda Turismo Rural”, divulgado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Sprint Dados e a Rede Turismo Rural Consciente. A pesquisa mapeou as preferências dos turistas no segmento rural ao longo de 45 dias, entre 20 de abril a 31 de maio do ano passado.

Além de estar mais perto da natureza, 70% dos viajantes que optaram pelo turismo rural também levam em conta o atributo “paz e tranquilidade” ao escolherem o destino. Outro ponto que atrai os turistas é a “autenticidade da comida caseira”, item escolhido por 73% dos que responderam à pesquisa. Entre as mais de 40 atividades disponíveis
no meio rural listadas pelo estudo, as trilhas ganharam destaque nas respostas, contando com 60% de preferência pelos turistas.

O levantamento indica ainda que 50% dos turistas buscam destinos que possam proporcionar algum aprendizado. Além disso, a tendência de sustentabilidade ganha destaque, sendo uma das ações que atraem os turistas, conquistando 47% de interesse do público. Entre os estados mais procurados para visitação relacionada a turismo rural, Minas Gerais, lidera a lista, sendo o preferido de 42% de respostas.

O turismo rural no Brasil tem um potencial imenso para potencializar a economia local e promover o desenvolvimento sustentável principalmente das enormes áreas rurais do Brasil.

Os números foram divulgados e a divulgação contou com a presença da
coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do MTur, Anna Modesto, representando o Ministério; a especialista em análise de dados para turismo, fundadora e CEO da Sprint Dados, Rayane Ruas; e a turismóloga e coordenadora da Rede Turismo Rural Consciente (TRC), Aline Cunha.

O estudo possui 95% de nível de confiabilidade e 3% de margem de erro.
Nesta 2ª edição, 1.615 pessoas participaram da pesquisa, número cinco vezes maior que no levantamento anterior. O maior acúmulo de respostas está registrado no estado de São Paulo, totalizando 36%; em segundo lugar está o Rio Grande do Sul, com 12%; e logo depois, Minas Gerais, com 8,79%.

As famílias (público predominante de respondentes) representam 50,46% daqueles que apreciam viajar para zonas rurais em média 3 vezes ao ano, o que representa 14%. Os feriados prolongados auxiliam no crescimento de viagens no meio rural, principalmente os finais de semana, que contribuem para que os turistas visitem os destinos rurais.

Os resultados também mostram a importância de os empreendimentos conhecerem o seu público-alvo e estarem conectado nas redes sociais, já que 52% dos empreendimentos conhecidos surgem das redes sociais.

Potencializar os atrativos nacionais em diferentes locais do país é uma das prioridades do Ministério do Turismo. Um exemplo disso é o projeto Experiências do Brasil Original, que está sendo desenvolvido atualmente pela Pasta e tem o objetivo de estruturar roteiros turísticos em comunidades tradicionais do país, valorizando e dando visibilidade a indígenas e quilombolas; trazendo oportunidades de crescimento
sustentável a esses locais e atraindo turistas para essas comunidades.

O Ministério do Turismo também desenvolveu, por duas edições, o Experiências do Brasil Rural, que estruturou roteiros em comunidades rurais, ampliando e diversificando a oferta turística brasileira por meio da inserção de produtos e serviços da agricultura familiar.

O projeto, desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), proporcionou a valorização do segmento, trazendo impacto  importante para a comunidade local e deixando muitos frutos para os empreendedores dos municípios certificados.

Ao todo, foram ministradas mais de 120 oficinas de diagnóstico dos roteiros, que contaram com avaliações referentes à experiência memorável, qualidade técnica, gestão e roteiro. Além disso, foram realizadas quase 250 horas de mentorias (atendimento individualizado para os agricultores familiares das cadeias produtivas de interesse do projeto) e mais de 300 horas de cursos de capacitação.

Por meio do projeto, foi possível criar 131 experiências turísticas memoráveis em todo o país, incorporando mais de 90 famílias da agricultura familiar a oito cadeias produtivas (cerveja, frutos da Amazônica, queijo, vinho, cachaça, café, farinha de mandioca e mel), que estiveram envolvidas na ação, além de outros 120 empreendimentos turísticos, dentre meios de hospedagem, restaurantes, agências de turismo, receptivos e transporte.

Estes dados mostram o enorme potencial que existe nesse segmento turístico e o estado de Minas Gerais é o que oferece as melhores e mais completas condições para esse crescimento. Além de não ter praias de água salgada, o turismo rural de Minas Gerais se conecta também com os atrativos históricos, artísticos, culturais de beleza cênica e de atrativos naturais.

Neste ano de 2024, estima-se um crescimento na procura de produtos turísticos ligados às áreas rurais de Minas Gerais em 13% em relação ao passado, mesmo sendo esse ano muito ruim no calendário de  feriados
nacionais.

* Diretor Executivo da Assimptur

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por