De acordo com a ONU Turismo, o turismo mundial atingiu 97% dos níveis de circulação anteriores à crise sanitária no primeiro trimestre de 2024. Embora essa movimentação seja positiva, pois incentiva as economias locais, se realizada de forma inadequada ou desenfreada, pode causar danos ao meio ambiente e à comunidade local. Um exemplo disso é a praia de Maya Bay, na Tailândia, que permaneceu fechada de 2018 a 2022 para se recuperar dos danos ambientais causados pelo grande número de turistas.
Mesmo após sua reabertura, foram implantadas diversas restrições para os visitantes, como a limitação do número de pessoas e do tempo de permanência na baía.
Para evitar que mais situações como esta ocorram, o turismo sustentável vem ganhando cada vez mais destaque como uma abordagem consciente e responsável em contraposição ao turismo convencional. Segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), 69% dos viajantes buscam destinos sustentáveis.
"Sobretudo, essa modalidade de turismo busca minimizar impactos negativos no meio ambiente e nas comunidades locais, além de promover práticas que respeitam a natureza e as culturas, além de contribuir para o desenvolvimento econômico local", destaca Walter Perfeito Júnior, CEO da Perfectrip.
Por que investir no turismo sustentável?
De acordo com o CEO da Perfectrip, dentre os benefícios do turismo sustentável estão:
• Conservação ambiental: práticas sustentáveis que preservam ecossistemas e biodiversidade, tornando os destinos mais atrativos e propícios para visitação.
• Valorização das comunidades locais: o envolvimento local traz benefícios econômicos e sociais, promovendo o desenvolvimento sustentável e preservando a identidade cultural dos destinos escolhidos.
• Inovação e tecnologia: hotéis de luxo lideram o mercado com tecnologia avançada para soluções sustentáveis, como energia renovável.
Como fazer turismo sustentável?
Exemplos de viagens sustentáveis podem ser vistos na agência Perfectrip. A empresa stabelece parcerias com alguns dos hotéis mais ecológicos do mundo, garantindo que as viagens sejam inesquecíveis e responsáveis.
Uma delas é com o The Brando, um resort ecológico na Polinésia Francesa onde o compromisso com a sustentabilidade está profundamente enraizado em sua filosofia. O resort adota práticas de conservação ambiental, incluindo a proteção de ecossistemas marinhos e
terrestres, além de programas de reciclagem e redução do uso de plásticos.
Outra parceria da Perfectrip é com a rede de resorts e hotéis de luxo Six Senses, que integra conforto e consciência ambiental em todas as suas operações globais, além de criar oportunidades de emprego e apoiar iniciativas educacionais e de saúde nas comunidades onde opera.
"Buscamos colaborações com estabelecimentos que compartilham do mesmo compromisso com a sustentabilidade. Destacam-se entre esses parceiros os dois hotéis que marcarão presença na 2a Edição do The Collection, que acontecerá nos dias 23 e 24 de agosto, na Casa Petra. Ao escolher a Perfectrip, os viajantes têm a certeza de que suas experiências são cuidadosamente elaboradas com profundo respeito pelo meio ambiente e pelas comunidades locais", pontua Walter Perfeito Júnior.
* Diretor Executivo da Assimptur